DESENHOS ENTRE MUNDOS

elementos para pesquisar e tentar compreender as crianças e seus pontos de vista

Autores

  • Marcia Gobbi FE-USP

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1517-5901.2022v1n57.60213

Resumo

Que perspectiva adotar em nossas pesquisas para se conhecer ou acessar os pontos de vista das crianças desde bebês? Pergunta pouco original, mas fundamental quando se quer enfrentar e produzir investigações acadêmicas com e sobre crianças. Neste artigo, confere-se principal atenção ao desenho como recurso metodológico que provoca aproximações entre pesquisadoras(es) e as crianças. Infere-se que o desenho possibilita maior acercamento dos pontos de vista de meninas e meninos, desde tenra idade, a depender do uso e relações estabelecidas entre todos os envolvidos no ato de desenhar e as muitas observações e práticas possíveis. Conhecer e aproximar-se dos pontos de vista das crianças implica profundas reflexões ao longo das pesquisas, exige tornar-se menos rígido e problematizar frequentemente concepções, por vezes, cristalizadas, em especial sobre infância e crianças e os desenhos por elas produzidos. Neste artigo, de modo sucinto, são apresentados autores que consideram os desenhos de crianças de diversas origens como fontes documentais; aponto a possibilidade de desenhos produzidos pelas(os) pesquisadoras(es) com as crianças e finalizo com considerações sobre o uso de desenhos em pesquisas realizadas e em andamento, e suas lacunas, agruras e algumas descobertas.

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Biografia do Autor

Marcia Gobbi, FE-USP

Cientista social, mestre e doutora em educação, área de ciências sociais e educação. Professora da Faculdade de Educação da USP, pesquisadora inserida no campos dos estudos sociais da infância, atuando especialmente com crianças e mulheres, o urbano e as relações com a educação.

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Publicado

09.01.2023

Como Citar

Gobbi, M. (2023). DESENHOS ENTRE MUNDOS: elementos para pesquisar e tentar compreender as crianças e seus pontos de vista . Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, 1(57). https://doi.org/10.22478/ufpb.1517-5901.2022v1n57.60213

Edição

Seção

N ° 57 OS DESENHOS DAS CRIANÇAS NOS ESTUDOS DA INFÂNCIA