POR QUE AS PRESCRIÇÕES DOS RELATÓRIOS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO (PNUD/ONU) SÃO IRREALIZÁVEIS QUANDO COTEJADAS COM AS PROPOSIÇÕES DE CELSO FURTADO?

Autores

Resumo

Os diagnósticos e as prescrições dos Relatórios do Desenvolvimento Humano (RDH/PNUD/ONU) – publicados em 1998 e 1999 – mostram-se irrealizáveis quando são postos à luz das reflexões de Celso Furtado, nas décadas de 1990 e 2000. Isso se dá porque os aconselhamentos prospectivos, contidos nos respectivos relatórios das Nações Unidas, não têm como ser viabilizados sem que ocorram mudanças expressivas nos parâmetros que estruturam a vida social. São muitos os dilemas presentes nos intentos prospectivos dos RDHs, os quais indicam possibilidades de construir processos de melhoramentos sociais coletivos, sem que se façam profundos ajustamentos e modificações, externos e internos,  no modo de condução dos processos socioeconômicos na América Latina. A pesquisa que deu origem a este artigo tem limitação temporal circunscrita à década de 1990. Entre os achados, deste estudo, estão aqueles que demarcaram a expressiva diferença entre essas duas abordagens prospectivas (as dos elaboradores dos RDHs e a de Celso Furtado). Sendo um estudo pioneiro neste tipo de cotejamento, ele inaugura uma forma de investigação comparativa sobre o modo como se dá a adoção, por parte de um cientista latino-americano, e a não adoção, pelos produtores dos RDHs, de uma perspectiva histórico-processual acerca dos impasses econômicos, sociais e políticos que afrontam, no continente latino-americano.  Concluiu-se, assim, que há consequências políticas expressivas derivadas dessas duas maneiras (a de Furtado e a dos RDHs) de abordar o desenvolvimento social e humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria José de Rezende, UEL - Universidade Estadual de Londrina

Professora de Sociologia na UEL

Doutora em Sociologia pela USP

Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Católica de São Paulo 

Publicado

26.07.2023

Como Citar

de Rezende, M. J. . (2023). POR QUE AS PRESCRIÇÕES DOS RELATÓRIOS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO (PNUD/ONU) SÃO IRREALIZÁVEIS QUANDO COTEJADAS COM AS PROPOSIÇÕES DE CELSO FURTADO? . Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, (58). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/politicaetrabalho/article/view/60953