DOBRAS E REDOBRAS: uma discussão sobre o barroco e suas interpretações

Autores

  • Carla Mary S. Oliveira

Resumo

Ao longo dos últimos dois séculos o Barroco tem sido constantemente reavaliado e reinterpretado por estudiosos das mais diversas correntes teóricas, com o rompimento de uma unanimidade e revisão de paradigmas que eram, aparentemente, sólidas definições conceituais. Ao retomar as ideias de alguns autores que trataram da estética barroca pretendemos revê-las sob o prisma da contemporaneidade, traçando um painel de como foram surgindo as diferentes “concepções” sobre o Barroco, das ideias que se tornaram paradigmas dentro do estudo da estética barroca e que, de certa forma, influenciaram um considerável número de críticos e estudiosos da Arte. Além disso, ao esmiuçarmos os falares sobre o Barroco estaremos, na verdade, buscando respostas para muitas das inquietações que se nos apresentam nesse limiar do século XXI. Palavras-chave: Crítica Estética. Barroco. Neobarroco. Dobras.

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Publicado

09.12.1999

Como Citar

Oliveira, C. M. S. (1999). DOBRAS E REDOBRAS: uma discussão sobre o barroco e suas interpretações. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, 15, 151–165. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/politicaetrabalho/article/view/6436