REDES SINDICAIS METALÚRGICAS NO BRASIL

estudo de caso da Rede Arcelor Mittal

Autores

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as redes sindicais por empresa como instrumento de organização dos trabalhadores no Brasil. Pretendeu-se explorar as características dessas redes, em que contexto elas surgem e como se dá a sua atuação, em especial no ramo metalúrgico. As redes sindicais são constituídas por grupos de trabalhadores de determinada empresa transnacional que se comunicam permanentemente e constroem ações que visam a diminuir as diferenças de condições de trabalho entre diferentes plantas da empresa em nível nacional e/ou internacional. A análise foi realizada a partir de um estudo de caso da Rede Sindical dos Trabalhadores na ArcelorMittal, com base em relatórios de encontros dessa rede, documentos produzidos ao longo de sua atuação e entrevistas semiestruturadas junto a seus membros e coordenadores. Constatou-se que os achados estão relacionados à funcionalidade desse instrumento de organização sindical. Foram realizadas reflexões sobre o tema e foram estudadas perspectivas para uma alternativa de enfrentamento às desigualdades produzidas no mundo do trabalho em relação aos metalúrgicos brasileiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Gnoli Paneque, UFABC - Universidade Federal do ABC

Mestra em Ciências Humanas e Sociais pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC (PCHS/UFABC) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Política, Políticas Públicas e Ação Coletiva (3PAC).

Sidney Jard da Silva, UFABC - Universidade Federal do ABC

Professor do Centro de Engenharia Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do ABC (CECS/UFABC) e coordenador do Grupo de Pesquisa Política, Políticas Públicas e Ação Coletiva (3PAC).

Publicado

26.07.2023

Como Citar

Gnoli Paneque, R., & Jard da Silva, S. (2023). REDES SINDICAIS METALÚRGICAS NO BRASIL: estudo de caso da Rede Arcelor Mittal. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, (58). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/politicaetrabalho/article/view/64947

Edição

Seção

N° 58 TRANSNACIONALIZAÇÃO PRODUTIVA E RESPOSTAS DO MUNDO DO TRABALHO