LEITURAS DO HIP HOP SOBRE A CIDADE

Autores

  • Tereza Correia da Nóbrega Queiroz

Resumo

O objetivo deste trabalho é desvendar as representações que grupos juvenis urbanos fazem sobre a cidade. A escolha do movimento hip hop deve-se ao significado que este grupo vem assumindo enquanto porta-voz de expressivos contingentes de jovens que habitam as periferias das cidades brasileiras e que escolheram a música, ao lado de outras expressões artísticas, como instrumento privilegiado para relatar a exclusão vivenciada no seu cotidiano e a precariedade de suas condições de vida e trabalho. O estudo é feito com base na produção musical de grupos de rappers que habitam a periferia da cidade de João Pessoa, na Paraíba. Nas letras analisadas observou-se que os principais temas abordados são a violência urbana contra jovens pobres da periferia, as desigualdades sociais e simbólicas vivenciadas na cidade e o estigma que recai sobre jovens pobres e pretos. A cidade é representada como espaço polarizado, arena de luta na qual os que se sentem estigmatizados batalham para despertar consciências e construir uma cidade igualitária. Trata-se de uma música militante que acredita no valor da palavra e da arte como instrumento de transformação social, interpelando os ouvintes para se conscientizarem e se unirem aos 'manos' que apontam para a possibilidade de outra cidade oposta aquela onde vivem. Palavras-chave: Juventude. Cultura. Movimento Hip Hop. Sociologia Urbana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10.12.2003

Como Citar

Queiroz, T. C. da N. (2003). LEITURAS DO HIP HOP SOBRE A CIDADE. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, 19, 59–70. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/politicaetrabalho/article/view/6503