LASCAUX DIGITAL

Autores

  • Howard Caygill

Resumo

O artigo discute as conseqüências da digitalização do acervo de Lascaux na Internet para se pensar a íntima relação entre estética, tecnologia e a emergência do humano. A tradução digital e a disseminação global de figuras e imagens rupestres podem ser entendidas como a celebração inumana do humano, pois que sinalizariam para a celebração técnica da habilidade e do controle técnicos. No entanto, a digitalização de monumentos de arte da pedra em nome da unidade global da espécie humana parece reeditar o dilema kantiano concernente à tensão entre estética de percepção e estética de afecção dilema presente nas análises clássicas sobre Lascaux efetuadas por Georges Bataille e Leroi-Gourhan. Retomar a discussão em torno deste dilema é fundamental, na medida em que as estruturas humanas de percepção e afecção estão postas em questão de maneira radical na contemporaneidade. Palavras-chave: Arquivo Digital. Lascaux. Estética. Técnica e Arte Rupestre.

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Publicado

10.12.2004

Como Citar

Caygill, H. (2004). LASCAUX DIGITAL. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, 21(21), 9–17. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/politicaetrabalho/article/view/6551

Edição

Seção

Nº 21 - DOSSIÊ: NOVAS TECNOLOGIAS, HUMANISMO E PÓS-HUMANISMO