AS CLASSES SOCIAIS NA TEORIA DE ERIK OLIN WRIGHT E O PROGRAMA MARXISTA DE PESQUISA CIENTÍFICA
Resumo
O tema do artigo é a teoria das classes sociais de Erik Olin Wright. Nosso objetivo é avaliar, a partir do programa de pesquisa marxista elaborado pelo sociólogo Michael Burawoy, quais aspectos específicos e conceitos da obra de Wright possuem maior relevância e consistência no tratamento de dois temas presentes em um dos postulados teóricos centrais do marxismo: aquele que afirma que a luta de classes é o motor da história. Os dois temas são: a) o papel das classes na reprodução e na transição entre modos de produção e b) o problema das classes médias para o marxismo, isto é, a expansão de posições interpostas entre burguesia e proletariado na
divisão social do trabalho em sociedades capitalistas avançadas. Defenderemos a tese de que Wright, ao se apropriar da problemática da estratificação social em sua teoria de classes, acaba se afastando do postulado central do marxismo que é aquele da luta de classes como motor da história. Isso ocorre porque Wright abandona a tese da constituição relacional das classes sociais — ou seja, a ideia de que elas se constituem através da contradição de interesses determinados pela sua posição na divisão social do trabalho —, assim como abandona as ideias de polarização e de conflito político transformador, contidas na base da teoria de classe marxista. O artigo foi elaborado a partir de uma pesquisa de natureza bibliográfica e teórica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Política & Trabalho: revista de ciências sociais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem retrições dos direitos sobre sua obra. DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A Revista de Ciências Sociais - Política & Trabalho adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFPB. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Revista de Ciências Sociais - Política & Trabalho. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores. DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Revista de Ciências Sociais - Política & Trabalho.