DIÁLOGOS DE SABERES:

em direção ao PGTA Potiguara? Entrevista com Tuxaua Nathan Galdino Potiguara

Autores

  • Alícia Ferreira Gonçalves
  • Alícia Ferreira Gonçalves Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Elena M Torres Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Atrnpología Social
  • Tuxaua Nathan Potiguara Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste Minais Gerais e Espirito Santo

Resumo

Em 2012 entra em vigor o Decreto n° 7.747/2012 – fruto de uma articulação interministerial e da pressão de movimentos indígenas instituindo a Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental Indígena (PNGATI) a ser executada mediante o Plano de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PGTA). A partir deste contexto jurídico e político, e, a partir da aproximação espontânea entre a comunidade potiguara e o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura, Sociedade & Ambiente (GIPCSA) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), se cria um espaço de interculturalidade entre pesquisadores, estudantes e indígenas, incluindo suas lideranças, os caciques, que se materializa neste artigo elaborado a partir do diálogo de saberes entre a(s) pesquisadora(s) e à época o cacique e atualmente liderança indígena.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alícia Ferreira Gonçalves

Políticas Públicas, Identidade e Cultura

Alícia Ferreira Gonçalves, Universidade Federal da Paraíba

Graduação em Ciências Sociais pela Unicamp. Mestre em Política Científica e Tecnológica - Departamento de Política Científica e Tecnológica - IG- Unicamp. Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pós Doutora em Antropologia Social por Ciesas/Sureste. Professora Associada IV na Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Ciências Sociais - Programa de Pós Graduação Em Antropologia (PPGA). Linhas de pesquisa: "Políticas Sociais e Desenvolvimento" e "Território, Identidade e Meio Ambiente". Coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura, Sociedade& Ambiente" (GIPCSA). Em 2017 coordenou a Escola de Altos Estudos: "Sociedade, Cultura e Ambiente" na UFPB com patrocínio da Capes: https://orcid.org/0000-0001-7926-8998

Maria Elena M Torres , Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Atrnpología Social

É licenciada em Geografia pela Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) em 1994; Doutora em Estudos Latino-Américanos pela Universidade da Califórnia em Berkeley no ano de 2003; Pós-Doutora no Center for the Study of Americas (CENSA), em Berkeley, nos Estados Unidos, no ano de 2005. Atualmente, tem trabalhado como pesquisadora e professora na Unidad Sureste do Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social (CIESAS-Sureste) e na Pós Graduação em Antropologia da Universidade Federal da Paraíba (PPGA-UFPB). Tem como áreas de investigação: movimentos sociais, agroecologia, soberania alimentar e educação. Mais recentemente, tem focado nas investigações acerca da educação intercultural e autonomia, onde o currículo se constrói no âmbito dos mesmos saberes da comunidade; e também tem focado nas metodologias de ensino utilizadas na pós-graduação, bem como a formação de redes de colaboração entre Intituições de Ensino Superior. Fez parte da Escola de Altos Estudos (EAE) e, hoje, trabalha no desenvolvimento de dois trabalhos: "Pueblos Indígenas del nordeste Brasil", iniciado em julho de 2019, e "La formación de nuevos investigadores: metodologías, redes y programas de posgrados", que visa identificar os benefícios de trabalhar em rede de programas de pós-graduação no México e no Brasil, bem como a aplicação de uma metodologia inovadora a nível de pós-graduação.

 

Tuxaua Nathan Potiguara , Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste Minais Gerais e Espirito Santo

É um dos representantes dos potiguara na micro região da APOINME da Paraíba, (Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste Minais Gerais e Espirito Santo. Vice presidente da associação dos caciques potiguara da Paraíba, presidente do conselho local de saúde de Baia da Traição, onde representa 13 aldeias na saúde local, tem mais de 8 anos que é conselheiro distrital saúde indígena potiguara, (CONDISI), órgão do Controle Social da Saúde, de caráter permanente deliberativo na função de conselheiro distrital. Possuidor de vários certificados: certificado de curso na políticas de gestão ambiental das terras indígenas do nordeste e Minas Gerais e Espirito Santo, certificado de participação no seminário integrador das terras indígenas do Brasil também pelo GATI (Projeto Gestão Ambiental Territorial Indígena), curso ministrado pelo IEB (Instituto Estudos Brasileiros ), localizado em Brasília – DF, FUNAI, ( Fundação Nacional do Índio ), certificado de formação de gestão ambiental para indígenas e representantes de instanciais do governo, como: FUNAI, ICMBIOS, IBAMA, dentre outros. Cursos esses com a finalidade de fazer gestão ambiental, assim como foco principal, compreender ou entender a, (maneira do bem viver).

Publicado

19.01.2024

Como Citar

Gonçalves, A. F., Martines Torres, M. E., Martinez Torres , M. E. ., & Galdino Potiguara , N. . (2024). DIÁLOGOS DE SABERES: : em direção ao PGTA Potiguara? Entrevista com Tuxaua Nathan Galdino Potiguara. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, (59 (2023). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/politicaetrabalho/article/view/67729