METODOLOGIAS APLICADAS ÀS REDES SOCIAIS ON-LINE

a importância de considerar a unidade de análise para a pesquisa

Autores

  • Luiza Jardim FGV/EAESP
  • Emerson Cervi

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1517-5901.2024v1n60.68874

Resumo

O paper filia-se à área de trabalhos sobre técnicas e ferramentas metodológicas utilizadas para a análise de objetos empíricos em áreas de fronteira científica, no caso, as Redes Sociais Online (RSO) e explora a importância da escolha da unidade de análise na pesquisa RSO. A partir da análise de produções recentes em alguns congressos brasileiros, foram identificados três grupos de análise: micro, meso e macro. O grupo micro considera como unidade de análise as contas/produtores de conteúdos, visando identificar "quem diz" e "como se diz". O grupo meso analisa as interações entre as contas, buscando compreender as relações entre elas e a formação de comunidades. Já o grupo macro se preocupa com a dimensão temporal da presença e intensidade do tema, identificando a sobrevivência do tema no Twitter e sua intensidade. O artigo destaca a importância de escolher a unidade de análise adequada para os objetivos da pesquisa, evitando buscar respostas certas para perguntas de pesquisa erradas. Além disso, a análise de conteúdo automatizada, uma das ferramentas mais utilizadas no objeto Redes Sociais Online, pode ser útil para identificar a homogeneidade ou heterogeneidade dos textos publicados nas discussões sobre o tema. O estudo também demonstra como a análise no nível macro pode ser importante para compreender a presença e intensidade do tema ao longo do tempo. A fim de apresentar o emprego destas diferentes técnicas, o artigo analisa as discussões no twitter sobre uma reunião do ex-presidente Jair Bolsonaro com embaixadores sobre as urnas eletrônicas, em julho de 2022.

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Publicado

30.12.2024

Como Citar

Jardim, L., & Cervi, E. (2024). METODOLOGIAS APLICADAS ÀS REDES SOCIAIS ON-LINE: a importância de considerar a unidade de análise para a pesquisa. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, 1(60). https://doi.org/10.22478/ufpb.1517-5901.2024v1n60.68874