ANÁLISE DAS EMOÇÕES NO DEBATE SOBRE VACINAÇÃO INFANTIL CONTRA COVID-19 NO TWITTER

Autores

  • Maria Alice Silveira Ferreira Universidade Estadual de Montes Claros
  • Isadora Teixeira de Lira
  • Julia Marks Santana Chaves

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1517-5901.2024v1n60.68886

Resumo

Este estudo objetiva identificar as emoções mobilizadas nas publicações dentro da plataforma Twitter durante a Campanha de Vacinação Infantil contra a Covid-19 no Brasil. Considerando o Twitter como uma rede social digital, na qual diferentes atores políticos expressam opinião e constroem narrativas, buscamos mapear as principais temáticas nos discursos em torno da vacinação infantil e as relações com as emoções, uma vez que o componente emocional é ferramenta importante para mobilização social. Para este estudo, foi realizado uma coleta referente aos termos “vacina”, “vacinação” entre 14 de dezembro de 2021 a 22 de fevereiro de 2022, período que compreende a autorização da vacinação infantil contra Covid-19 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e sua implementação. A partir da tipologia estabelecida por Jasper (1998) sobre emoções e de recentes trabalhos analisando o papel das emoções e mídias sociais (Ferreira, 2021; Penteado et al 2021), propomos um recorte dos 200 tuítes mais retuitados que abordem diretamente a vacinação infantil, totalizando 56 tuítes. Realizamos a análise a partir de cinco categorias: 1) se as postagens a favor ou contra a vacinação infantil; 2) se o discurso é informativo, apelativo, argumentativo ou questionador; 3) se há presença de emoção no discurso e, em caso afirmativo; 4) de qual tipo; 5) se há utilização de recursos como emojis, vídeos, imagens; se há utilização de hashtags. Identificamos que a maioria dos tuítes mais retuitados (36 de 56) são favoráveis à vacinação, têm discurso apelativo (22) e a indignação é a emoção mais mobilizada

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Publicado

30.12.2024

Como Citar

Silveira Ferreira, M. A., Teixeira de Lira, I., & Marks Santana Chaves, J. (2024). ANÁLISE DAS EMOÇÕES NO DEBATE SOBRE VACINAÇÃO INFANTIL CONTRA COVID-19 NO TWITTER. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, 1(60). https://doi.org/10.22478/ufpb.1517-5901.2024v1n60.68886