ENGAJAMENTO E POPULISMO
A presença digital de Lula e Bolsonaro nas eleições 2022 no Twitter
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1517-5901.2024v1n60.68888Resumo
O presente artigo busca analisar a presença digital dos presidenciáveis no 2º turno de 2022, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). A partir disso se orienta à compreensão do populismo enquanto uma estratégia político-discursiva nas redes desses candidatos, especificamente no Twitter. Para tanto, nossa análise terá como subsídio empírico as 20 mensagens mais retuitadas semanalmente referente a ambos. No plano teórico, abordaremos o nexo investigativo entre populismo e comunicação eleitoral/digital, buscando contribuir para a discussão sobre campanhas online, ativismo e influência. Entre nossos achados destacamos: um engajamento centralizado em Bolsonaro, enquanto a rede de Lula é menos egocentrada; ambos mobilizaram uma estratégia discursiva voltada à construção de um povo, mas enquanto Lula se ancora em uma lógica adversarial, Bolsonaro se posiciona no sentido amigo/inimigo.
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