EPIMELEIA HEAUTOU SOCRÁTICO-PLATÔNICA<a href="http://dx.doi.org/10.7443/problemata.v2i2.10719"><i> <b>[doi: 10.7443/problemata.v2i2.10719]</b></i></a>

Autores

  • João Roberto Barros II

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v2i2.10719

Palavras-chave:

Cuidado de si, ética cristã da carne, estética da existência, Michel Foucault.

Resumo

A questão que nos parece mais pertinente para este texto é buscar explicitar de maneira crítica como Foucault desenhou esta relação entre governo dos outros e governo de si. Nossa leitura dos textos foucaultianos nos levam a crer que toda a caracterização da ética cristã da carne pode ser lida como uma contraposição ao cuidado de si grego, ou vice-versa. Se esta leitura é sustentável, entendemos que a epimeleia ton allon cristã, entendida como um conjunto de tecnologias destinadas ao assujeitamento, está relacionada à governamentalidade de maneira muito estreita. Nosso intento será argumentar que os estudos sobre o cuidado de si grego clássico foi a alternativa prioritária construída por Foucault para que se possa pensar em uma autoconstituição de um sujeito não sujeitado. Buscaremos averiguar de que forma Foucault compreendeu o cuidado de si como um bom domínio sobre as próprias paixões a ponto de propor uma estética da existência como alternativa ético-política.

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Publicado

16-11-2011

Edição

Seção

Artigos