A Seriedade no Conhecimento<a href="http://dx.doi.org/10.7443/problemata.v4i1.12784"><i> <b>[doi: 10.7443/problemata.v4i1.12784]</i><b></a>
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v4i1.12784Palavras-chave:
seriedade, epistemologia, democracia, narcisismo, imanênciaResumo
A seriedade é geralmente compreendida como uma contrapartida psicológica natural da dedicação humana ao conhecimento. Entretanto, a análise apresentada aqui demonstra que ela é um componente do ethos da travessia: uma situação epistemológica e moral particular em que o homem visa um objeto distante, transcendente e superior. Essa situação é típica de algumas formas tradicionais de conhecimento religioso, filosófico e científico. A questão fundamental a ser discutida aqui diz respeito à pertinência ou não desse ethos diante da situação contemporânea do conhecimento e do sujeito. Na sequência, verificamos que a intensificação dos valores democráticos na sociedade atual tem produzido um abandono gradativo das relações hierárquicas, inclusive no âmbito epistemológico. Dessa maneira, o homem não busca mais valores transcendentes e superiores, já que se entende como sua fonte exclusiva. Isso torna claro que o ethos da travessia perdeu sua utilidade e que a seriedade não é mais uma virtude requerida pela relação atual que estabelecemos com o conhecimento. Ela é apenas um velho hábito herdado do passado que não possui mais nenhuma função epistemológica.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).