La preocupación por la muerte<a href="http://dx.doi.org/10.7443/problemata.v4i1.15304"><i> <b>[doi: 10.7443/problemata.v4i1.15304]</i><b></a>
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v4i1.15304Palavras-chave:
muerte, teleología, epicureísmo, trascendenciaResumo
En el presente artículo se discute, en contra de la posición epicúrea, la racionalidad de la preocupación por la muerte. Para esto se proponen dos tesis elementales. La primera sostiene que es racional preocuparse por la muerte antes de morir porque ideamos un discurso en el cual se lamenta la imposibilidad de intervenir en el mundo para satisfacer nuestros fines pendientes. La segunda tesis es que la muerte aflige algún perjuicio sólo a quien se pregunta por ella, pues dicha pregunta encierra la idea de que uno trasciende mediante la concreción de sus fines, para ello se presupone que con la muerte los intereses y los fines se mantienen constantes.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
14-03-2013
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).