Notas sobre a função do letramento no processo de assimilação do Mito pela filosofia<a href="http://dx.doi.org/10.7443/problemata.v4i1.15513"><i> <b>[doi: 10.7443/problemata.v4i1.15513]</i><b></a>

Autores

  • José Trindade Santos UFPB, Universidade do Porto, CNPq

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v4i1.15513

Palavras-chave:

Mitos de criação, identidade cultural, escrita, letramento

Resumo

O objetivo deste texto é, através da comparação de fragmentos de “Narrativas da Criação”, retiradas de diversas origens, em períodos históricos muito diferentes, ilustrar alguns dos processos que conduziram à sua recolha, fixação e assimilação. Sublinhando a sua contribuição para a definição da identidade cultural das comunidades em que aparecem, chama-se a atenção para a função desempenhada pelas tecnologias da escrita no gradual processo de “letramento”, pelo qual passa a generalidade das Culturas.
Palavras-Chaves: ,

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Trindade Santos, UFPB, Universidade do Porto, CNPq

Graduado e mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (1998) e doutorado em Filosofia pela PUCRS (2004). Professor adjunto do DF da UFPB. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética, atuando principalmente nos seguintes temas: Jürgen Habermas, K-Otto Apel, Ética, Epistemologia e História da Filosofia.

Downloads

Publicado

01-06-2013

Edição

Seção

Artigos