A teoria de Popper-Jarvie em confronto com Habermas
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v4i2.17436Palavras-chave:
Revista problemata, ontologia, pragmática-transcendental, teoria da comunicação, realismo, Habermas, Jarvie, Popper, ApelResumo
Pretendemos, neste artigo, colocar em foco o esforço de Jürgen Habermas de fundar um status ontológico próprio do mundo social como ponto de referência válido para os atos comunicativos. Habermas identifica a problemática ontológica na preocupação de K. Popper de defender um mundo de “conteúdos objetivos autônomos” capaz de ultrapassar o mundo subjetivo em diálogo com aquelas correntes chamadas “filosofias das crenças” que, em resumo, refutam a existência de um mundo-em-si independente de uma consciência subjetiva. O modelo popperiano encontra sérias dificuldades quando utilizado no campo das ciências sociais como fez Ian Charles Jarvie. Ciente dessa inadequação, Habermas oferece um ponto de vista complementar para ressaltar de forma correta o problema de um “mundo objetivo” (problema ontológico), que seja referência de validade para as ciências sociais. Tal tentativa quando transportada para a filosofia em geral e para a ética do discurso, encontra severas críticas, sobretudo referente a K.O. Apel, o qual rebate o relativismo habermasiano com sua fundamentação última dos discursos através de uma análise pragmático-transcendental.
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