« O ilustre pervertido » Jacques Vallée Des Barreaux : Um caso de aceitação restrita
Resumo
O presente artigo é dedicado a Jacques Vallée Des Barreaux. Trata-se de um estudo de caso que visa a mostrar o que a noção de aceitabilidade pode ter de heurístico nos trabalhos das ciências humanas e sociais. Levamos em conta dois níveis de análises, o de uma obra poética clandestina, na qual é adotada uma postura filosófica original e radical, mas composta ainda por obras de circuntâncias mais convenientes; e o do personagem público Des Barreaux, famoso por seu comportamento e seus propósitos escandalosos. Tomamos a fórmula da aceitabilidade restrita para tratar desses dois níveis e de suas relações. Textos cuja publicação em nome do autor seria inaceitável, são aceitos e encontram um público numa clandestinidade bastante relativa. O personagem Des Barreaux, cujo comportamento é considerado escandaloso, aparece perfeitamente integrado à vida curial e mundana e escapa a qualquer condenação pública; ele é considerado aceitável nos meios e nos lugares onde vive. Falar de aceitabilidade restrita nos permite destacar que os limites do aceitável, mesmo nos anos da retomada católica da França, eram muito mais flexíveis e maleáveis do que se possa imaginar.
Palavras-chave: Des Barreaux, Théophile de Viau, Aceitabilidade, Libertinagem, Ateísmo.
[doi: http://dx.doi.org/10.7443/problemata.v4i3.16959]
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).