A FILOSOFIA KANTIANA DA RELIGIÃO RELIDA EM CHAVE AGNÓSTICA POR J. HABERMAS

Autores

  • José Pedro Luchi Universidade Federal do Espírito Santo
  • Edebrandi Cavalieri Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.7443/20058

Palavras-chave:

Solidariedade, derrotismo, fé racional, promessa, comunidade ética

Resumo

O artigo expõe, comenta e exerce crítica sobre o empreendimento habermasiano de um resgate normativo da religião, a partir de um diálogo com os textos kantianos pertinentes. Diante de um enfraquecimento das fontes de solidariedade social e as insuficiências de uma Teoria da Justiça, Habermas pretende uma apropriação agnóstica de conteúdos semânticos de tradições religiosas para superar o derrotismo esclarecido da descrença. Com isso, ele também reconstrói as delimitações entre Fé e Saber. São aqui retomados eixos da reflexão kantiana: a moralidade como critério para uma hermenêutica resgatadora de conteúdos religiosos, com destaque para o conceito de comunidade ética e sobretudo o potencial de incentivo à implementação da lei moral que vence resistências e supera o risco do desespero normativo. Réplicas de Habermas a algumas objeções explicitam que Kant teria colocado a fé em Deus injustificadamente no âmbito de um saber moral necessário, quando, segundo a lógica interna de seu próprio pensamento, ela deve se situar como uma autointerpretação ética possível, entre outras. O enfoque da religião a partir de seus efeitos de solidariedade e terapêuticos, mas que não pretende se pronunciar sobre seu “núcleo opaco” dá ensejo às considerações críticas conclusivas.

 

[doi:http://dx.doi.org/10.7443/problemata.v5i2.20058]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

HABERMAS, J. Zwischen Naturalismus und Religion. Philosophische Aufsaetze. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 2005.

______. Entre Naturalismo e Religião: Ensaios filosóficos. Trad. de Flávio Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2007.

______. ich bin alt, aber nicht fromm geworden. In: FUNK, M. Ueber Habermas: Gespraeche mit Zeitgenossen Darmstadt: Primus Verlag, 2008.

______. Philosophische Texte, Band 5, Frankfurt am Main: Suhrkamp, 2009.

______. Nachmetaphysisches Denken II. Aufsaetze und Repliken, Frankfurt am Main: Suhrkamp, 2012.

KANT, I. Crítica da Razão Pura. São Paulo: Nova Cultural, 1987. v. 1.

LUCHI, J. P. O Lugar das religiões numa sociedade pós-secular. Discussão da perspectiva de J. Habermas In: DA ROSA, W. P. e RIBEIRO, O. (org). Religião e Sociedade (pós)secular. Santo André: Unida/Academia cristã, 2014, p. 89-109.

REDER, M; SCHMIDT, J. Ein Bewusstsein von dem, was fehlt Frankfurt am Main: Suhrkamp, 2008.

SCHMIDT, Th. M. Nachmetaphysische Religionsphilosphie. Religion und Philosophie unter den Bedingungen diskursiver Vernunft In: WENZEL, K.; SCHMIDT, Th (Hg) Moderne Religion? Theologische und religionsphilosophische Reaktionen auf Juergen Habermas, Freiburg-Basel-Wien: Herder, 2009.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

19-12-2014

Edição

Seção

Artigos