O CONHECIMENTO COMO MODO DE SER DO SER HUMANO NA FENOMENOLOGIA HERMENÊUTICA

Autores

  • Cezar Luis Seibt UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA

DOI:

https://doi.org/10.7443/20671

Palavras-chave:

Fenomenologia, Hermenêutica, conhecimento, ser-no-mundo

Resumo

As reflexões sobre a natureza do conhecimento conduzem, na tradição, a dicotomias, tais como a separação entre o sujeito e objeto, que exigem uma teoria que reaproxime os dois elementos. As teorias do conhecimento são elaborações que procuram fundar e justificar essa relação. Buscamos mostrar que Heidegger, com a sua fenomenologia hermenêutica, na insistência em torno da faticidade e do ser-no-mundo, apresenta uma forma de entender o fenômeno do conhecimento a partir do reconhecimento da condição originária do ser humano, da sua finitude. Neste pensamento dá-se a superação da dicotomia e da exigência de sempre novas fundamentações exteriores ao próprio fenômeno.

 

[doi:http://dx.doi.org/10.7443/problemata.v5i2.20671]

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Biografia do Autor

Cezar Luis Seibt, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA

Dr em Filosofia;

Docente da Faculdade de Educação da UFPA Campus Cametá e do PPGEd da UFPA/Belém.

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Publicado

10-12-2014

Edição

Seção

Artigos