NICOLA ABBAGNANO ENTRE A FILOSOFIA DA CRISE E A FILOSOFIA DO COMPROMISSO
DOI:
https://doi.org/10.7443/22177Palavras-chave:
existencialismo, indeterminação problemática, possibilidade, coexistênciaResumo
O texto propõe, a partir de Nicola Abbagnano, uma forma de existencialismo, que de um lado vem retomar suas noções fundamentais, e por outro postular uma filosofia de compromisso e de projetualidade positiva. O artigo mostra como, para Abbagnano, o pressuposto de partida do existencialismo é o abandono da certeza que deveria caracterizá-lo, tanto no que tange ao positivismo quanto ao idealismo. O texto discorre ainda sobre a recepção do existencialismo pelo idealismo alemão, sobretudo na obra de Heidegger, auxiliando a conceber a dimensão problemática do ser humano, levando, então Abbagnano a considerá-lo como uma “indeterminação problemática”. A indeterminação teria como consequência o conceito de possibilidade, e desta desvelar-se-ia uma segunda categoria fundamental: a da transcendência implícita na existência mesma, cumulando assim na coexistência.
[doi:http://dx.doi.org/10.7443/problemata.v5i2.22177]
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).