DEVORANDO BERGSON: UM ENSAIO ANTROPOFÁGICO
DOI:
https://doi.org/10.7443/24243Palavras-chave:
Antropofagia, Filosofia latino-americana, Filosofia indígena, Metafísica, Libertação.Resumo
O filósofo Oswald de Andrade (1890-1954), descredenciado como tal pela academia brasileira até hoje, talvez seja a mais inspiradora referência quando se busca uma relação intelectual não submissa com as metrópoles culturais europeias. É possível encontrar em seu pensamento uma nova maneira de interagir com o que nos chega do velho continente: ao invés de simplesmente aceitarmos a cultura europeia sem ressalvas, podemos devorá-la de acordo com nossos próprios interesses, ecoando nossas práticas ritualísticas ancestrais. Transpondo o ideal literário-modernista oswaldiano, devemos ser capazes de deformar, subverter, desconstruir e desfigurar o pensamento filosófico europeu segundo nossas necessidades contextuais locais. A antropofagia seria o método brasileiro por excelência, através do qual seríamos capazes de repudiar, assimilar ou superar a cultura do invasor para conquistar nossa própria autonomia intelectual. Este ensaio vislumbrou a aplicação da técnica filosófico-antropofágica oswaldiana na interação com o pensamento de Henri Bergson (1859-1941), metafísico francês bastante caro para a superação do positivismo em terras tupiniquins.
[doi:http://dx.doi.org/10.7443/problemata.v6i1.24243]
Downloads
Referências
ANDRADE, Oswald de. A Utopia Antropofágica. São Paulo: Globo, 2011.
BERGSON, Henri. O Pensamento e o Movente. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
______. A Energia Espiritual. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
______. O Riso. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
CABRERA, Julio. Diário de um Filósofo no Brasil. Ijuí: Unijuí, 2010.
RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
RODÓ, José Enrique. Ariel. Campinas: Unicamp, 1991.
ZEA, Leopoldo. La filosofía americana como filosofía sin más. México DF: SigloVeintiuno, 2010a.
______. América Latina en sus Ideas. México DF: SigloVeintiuno, 2010b.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).