ESTRANGEIROS EM PRÓPRIA TERRA: UMA REFLEXÃO SOBRE FILOSOFIA NA AMÉRICA LATINA A PARTIR DA QUESTÃO INDÍGENA
DOI:
https://doi.org/10.7443/24245Palavras-chave:
Indígenas, Alteridade, Estrangeiros, ArawetéResumo
Os indígenas brasileiros, embora nativos, são vistos como estrangeiros por grande parte da população brasileira; o que caracteriza uma curiosa forma de exclusão, formada historicamente e alimentada até pelos supostos defensores dos indígenas, como o padre espanhol Bartolomé de las Casas. Analogamente, no âmbito meta-filosófico, o estudo da filosofia brasileira e latino-americana em geral, mesmo em terras brasileiras, é visto como estranho, perdendo-se de vista dentro da temporalidade da filosofia europeia. Assim, os indígenas e as filosofias latino-americanas são vistas como estrangeiras, constituindo-se como alteridades em suas próprias terras. Neste texto se reflete sobre a possibilidade de ver outras formas de lidar com a alteridade, não excludentes mas constitutivas, inspirando-nos num breve estudo da cosmo-visão dos indígenas Arawetés.
[doi:http://dx.doi.org/10.7443/problemata.v6i1.24245]
Downloads
Referências
BUENO, Eduardo. Apresentação em: LAS CASAS, Bartolomeu de. O paraíso destruído. Brevíssima relação da destruição das Índias. Porto Alegre, LPM Pocket, 2011.
DUSSEL, Enrique. 1492 – O encobrimento do outro. A origem do “mito da modernidade”. Petrópolis, Editora Vozes, 1993.
LAS CASAS, Bartolomé de. Brevíssima relação da destruição das Índias em: Liberdade e justiça para os povos da América. Oito Tratados impressos em Sevilha em 1552. São Paulo: Paulus, 2010
ORTEGA, Raúl Páramo. Bartolomé de las Casas: em búsqueda del rostro amable de la conquista em: Teoría y crítica de la psicologia 1, 3 – 19 (2011).
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Imanência do inimigo em: A inconstância da alma selvagem e outros ensaios de antropologia. São Paulo: CosacNaify, 5ª edição, 2013.
______. From the enemy's point of view. Humanity and divinity in an Amazonian society (trad. C. Howard). Chicago: Univ. of Chicago Press, 1992.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).