A ABERTURA DIALÓGICA COMO FUNDAMENTO DE UMA ÉTICA HERMENÊUTICA
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v8i3.33492Palavras-chave:
ética, hermenêutica, abertura dialógica, compreensão.Resumo
O presente artigo tem como objetivo empreender uma reflexão acerca das condições da relação ética autêntica, justificando que a abertura dialógica, a partir da qual Gadamer estabelece a possibilidade do reconhecimento do outro enquanto outro, remete à pré-compreensão, a qual não foca em um o que, mas em um como do nosso comportamento e em um quem do nosso caráter. Através dos recursos conceituais do pensamento hermenêutico gadameriano, buscaremos analisar as condições do que torna autêntica uma relação, mostrando que a abertura ao diálogo permite não apenas o reconhecimento do tu de fato como um tu, mas é o que eleva o homem à sua humanidade. Ao final, concluiremos que a aptidão ao diálogo não se refere à habilidade técnica de comunicação ou etiqueta, mas a uma maneira de ser que nos possibilita responder propriamente aos impulsos para compreender que nos confronta no curso de nossos envolvimentos.
Downloads
Referências
DUTT, Carsten. En Conversación con Hans-Georg Gadamer (Hermenéutica – Estética – Filosofía Prática). Trad. de Teresa Rocha Barco. Madrid: Tecnos, 1998.
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método I. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
______. Verdade e método II. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
GEORGE. Theodore. The responsibility do understand. Phenomenological perspectives on plurality. v. 12. p. 103-120. 2014.
GILL, Scherto. “Holding oneself open in a conversation” - Gadamer's philosophical hermeneutics and the ethics of dialogue. Journal of Dialogue Studies. v. 3 n. 1. p. 9-28. 2015.
GUIGNON, Charles. Autenticity, moral values and psychoterapy. IN: The Cambridge Companion To Heidegger. New York: Cambridge University Press, 1993.
HATAB, Lawrence J. Ethics and finitude: Heideggerian contributions to moral philosophy. Maryland: Rowman and Littlefield Publishers, 2000.
HEIDEGGER, Martin. Sein und Zeit. 19. ed. Tübingen: Max Niemeyer Verlag, 2006.
______. Carta sobre o humanismo. Trad. de Ernildo Stein. São Paulo: Abril S/A Cultural e Industrial, 1973.
KÖGLER, Hans-Herbert. The crisis of a hermeneuthic ethic. Philosophy today. v. 58, n. 1. p. 9-22, 2014.
______. Ethics and community. The Routledge Companion to Hermeneutics. New York: Routledge, 2015. p. 310-323.
SCHMIDT, Dennis J. Hermeneutics as original ethics. Difficulties of Ethical Life. New York: Fordham University Press, 2008.
______. On the Sources of Ethical Life. Research in Phenomenology, v. 42, p. 35-48, 2012. Disponível em http://booksandjournals.brillonline.com/content/journals/10.1163/156916412x628739. Acesso em 17. Out. 2016.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).