DO ATRASO CULTURAL À DECADÊNCIA DOS ESTUDOS: UM TÓPICO ANTIQUÍSSIMO NAS POLÉMICAS PEDAGÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v10i1.46145Palavras-chave:
Retórica, oratória, progresso pedagógico, decadência, reforma dos estudos, renascimento, luzes.Resumo
No De oratore (1.2.7-1.6.20) Cícero aponta as razões da escassez de oradores excelentes. Mudadas as circunstâncias, no Dialogus de oratoribus (1.1), Tácito procura as causas da decadência da oratória. Mas foi talvez Quintiliano quem estabeleceu as bases de uma nova argumentação: no De causis corruptae eloquentiae justificava-se a elaboração de uma obra crítica menos pelo estado incipiente das artes do que pelo estado decadente dos estudos. A partir do Renascimento a syncrisis torna-se ainda mais complexa. As querelas dos antigos e dos modernos, ou dos oradores e dos causídicos, são amplificadas por velhos tópicos, como o taceat superata uetustas ou a analogia entre a translatio imperii e atranslatio studii. Neste quadro convirá compreender a recepção do diálogo de Tácito na passagem do séc. XVI para ao séc. XVII, tempo em que as instituições escolares parecem reganhar certa estabilidade. O rastreio de temas e motivos taciteanos, presentes na cultura portuguesa, conclui-se com as críticas severas que ao ‘seiscentismo’, reino cadaveroso, reino da estupidez, dirigiram as ‘luzes’ do séc. XVIII (José Agostinho de Macedo) e do séc. XX (António Sérgio).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).