GENOCÍDIO DO POVO NEGRO E BIOÉTICA:

UMA QUESTÃO ANTROPOLÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v10i2.49116

Palavras-chave:

Antropologia, Colonialismo, Genocídio, Liberdade, Sobrevivência

Resumo

Este estudo repercute a aflição frente à necropolítica dizimadora do povo negro brasileiro, atualmente em curso, onde mais de 75% das pessoas assassinadas no Brasil são negras. O movente factual da reflexão reverbera o fuzilamento de Evaldo Rosa, em 7 de abril de 2019, cujo automóvel foi alvejado por 62 tiros, dos 257 desferidos por militares do exército, na cidade do Rio de Janeiro e desencadeou uma onda de denúncias contra o genocídio do povo negro perpetrado pelo aparelho repressivo do estado brasileiro. Desarmado e conduzindo a própria família, a vítima fatal, um homem negro, foi alvo também do escárnio dos matadores. A argumentação traz à tona passagens das literaturas produzidas pelo psiquiatra martinicano Frantz Fanon (1925-1961), cuja obra espelha o engajamento do autor na luta anticolonial em favor da África libertada.  Igualmente, o texto retoma o estadunidense Van Rensselaer Potter (1911-2001), bioquímico, pesquisador oncológico, considerado um dos fundadores da Bioética. O texto compara pressupostos antropológicos que presidiam às intervenções de cada pensador. Em Fanon, o enfrentamento do colonialismo nos anos de 1950 e 1960, e suas repercussões sobre as sociedades e o psiquismo das pessoas consistiu na matéria prima de suas atuações como psiquiatra, escritor e ativista político. Potter, sensibilizado pela docência e a vivência junto a pacientes oncológicos avaliou as condições de sobrevivência humana no planeta e perspectivou a necessidade de mudanças culturais sob pena de extinção da vida. Em que pese a inquietação de Fanon com a liberdade, em sua análise do colonialismo e da luta de libertação, considerou longamente a necessidade da violência e da morte; posteriormente, Potter, motivado pela sobrevivência, postulou o controle quantitativo da população. Frente a esse cenário, esta reflexão quer saber: em que sentido a relação entre o genocídio do povo negro, no Brasil, e a bioética configura uma questão antropológica? À luz deste questionamento, o artigo recupera o tema da antropologia filosófica, tecendo o perfil geral da disciplina assim como a sua importância para a ação humana. Em seguida, recolhe dos escritos de Fanon abordagens que permitem identificar a sua perspectiva antropológica. Adiante, faz-se o mesmo no tocante a passagens de Potter. Conclui-se que as reflexões antropológicas de Fanon assentam-se sobre a consciência e a tomada de consciência, pressupostos da liberdade e da responsabilidade. Por sua vez, Potter articula um humanismo discriminatório, premissa de graves repercussões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBON, Julia. 'Calma, amor, é o Exército', disse ao ouvir tiros viúva de músico fuzilado no Rio. In: Folha de S. Paulo, 21.mai.2019 às 20h36. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2019/05/calma-amor-e-o-exercito-disse-ao-ouvir-tiros-viuva-de-musico-fuzilado-no-rio.shtml. Acesso em 15set2019.
CARMO, Raymundo Evangelista do. Antropologia Filosófica Geral. 2.ed. Belo Horizonte, MG: Lutador, 1975.
FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Porto: Paisagem, 1975.
______. Sociología de una revolución. 3. ed. Traducción de Víctor Flores. México 13, D.F.: Ediciones Era, 1976.
______. Os condenados da terra. 2. ed. Tradução de José Laurênio de Mello. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.
______. Em defesa da revolução africana. Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora, 1980.
______. L’An V de la révolution algérienne. Paris: La Découverte, 2001. ([Re]découverte. Documents et témoinagnes).
______. Pele Negra Máscaras Brancas. Tradução de Renato da Silveira. Salva-dor: EDUFBA, 2008.
HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Tradução de Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
IPEA. Atlas da violência 2019. Organizadores: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Brasília: Rio de Janeiro: São Paulo: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/relatorio_institucional/190605_atlas_da_violencia_2019.pdf. Acesso em 15set 2019.
JAPIASSU, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de Filosofia. 3.ed. revista e ampliada. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. Disponível em: http://raycydio.yolasite.com/resources/dicionario_de_filosofia_japiassu.pdf. Acesso em 08set2019.
MONDIN, Battista. O homem: quem é ele? Elementos de antropologia filosófica. 7.ed. Tradução de R. Leal Ferreira e M.A.S. Ferrari. Revisão de Danilo Morales. São Paulo: Paulinas, 1980.
ONDÓ, Eugene Nkogo. Síntesis sistemática de la filosofia africana. Barcelona, Esp: Ediciones Carena, 2006.
PESSINI, Leo; SGANZERLA, Anor; ZANELLA, Diego Carlos (orgs.). Van Rensselaer Potter: um bioeticista original. São Paulo: Loyola, 2018.
POTTER, Van Rensselaer. Bioética: ponte para o future. Tradução Diego Carlos Zanella. São Paulo: Loyola, 2016.
POTTER, Van Rensselaer. Bioética global: construindo a partir do legado de Leopold / Van Rensselaer Potter. Tradução de Cecília Camargo Bartalotti. São Paulo: Loyola, 2018.
SALLES, Fernando Ricardo. A relevância da cibernética: aspectos da contribuição filosófica de Norbert Wiener. Disponível em: http://filosofia.fflch.usp.br/sites/filosofia.fflch.usp.br/files/posgraduacao/defesas/2007_mes/MES_2007_FernandoSalles.pdf. Dissertação de Mestrado em Filosofia – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. São Paulo, p. 1, 2007. Acesso em 08set2019.
TOSQUELLES, Francesc. Frantz Fanon en Saint-Alban (1975). Disponível em: Teoría y Crítica de la Psicología 9 (2017), 223-229. http://www.teocripsi.com/ojs/ (ISSN: 2116-3480). Acesso em 10set2019.
VAZ, Henrique Cláudio de Lima. Antropologia filosófica I. 3.ed. corrigida. São Paulo: Loyola, 1991.
YASBEK, Mustafa. A revolução argelina. São Paulo: Ed. UNESP, 2010.
https://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,75-das-vitimas-de-homicidio-no-pais-sao-negras-aponta-atlas-da-violencia,70002856665// https://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,75-das-vitimas-de-homicidio-no-pais-sao-negras-aponta-atlas-da-violencia,70002856665

Downloads

Publicado

21-11-2019

Edição

Seção

POLÍTICAS DE RESISTÊNCIA: Epistemicídio e Genocídio