“ANTES DE SABER PARA ONDE VAI, É PRECISO SABER QUEM VOCÊ É”:

TECNOLOGIA GRIOT, FILOSOFIA E EDUCAÇÃO

Autores

  • Renato Noguera UFRRJ'

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v10i2.49137

Palavras-chave:

Griot, Educação, Filosofia

Resumo

Este artigo propõe uma abordagem filosófica sobre a atividade griot, enfatizando sua perspectiva educativa. A partir da frase tradicional, “antes de saber para onde vai, é preciso saber quem você é”, o texto apresenta panoramicamente o que é a condição griot. Em seguida, anuncia os dispositivos da tecnologia griot: agente, contação de histórias e o terreno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução de Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

BAKHTIN, Mikhail 2009. Para uma filosofia do ato. Tradução de Carlos Alberto Faraco e Cristóvão Tezza. Disponível em:letrasuspdownload.wordpress.com/2009/09/20/livropara-uma-filosofia-do-ato/ i . Acesso em: 12 Ago. 2018.

BERNAT, Isaac. Encontros com o GriotSotiguiKouyaté. Rio de Janeiro: Pallas, 2013.

BRASIL. Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Casa Civil da Presidência da Republica, Brasília, DF, Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm >. Acesso em: 01 de fev. de 2010

BRASIL. LEI Nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996 (LDB). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, Diário do Senado Federal, Casa Civil da Presidência da Republica, Brasília, DF, Disponível em: <http://www.senado.gov.br/sf/publicacoes/diarios/ df/sf/2007/06/28062007/21200.pdf > Acesso em: 19 de ago. 2018

BRASIL. PARECER N.ºCNE/CP003/2004, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena, Conselho Nacional de Educação, Diário Oficial da União, Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/003.pdf> Acesso em: 26 de out.2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília: MEC, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/ Acesso em: 26 de out.2018.

DIOP, Cheik Anta. A unidade cultural da África negra:esferas do patriarcado e do matriarcado na antiguidade clássica. Tradução Silvia Cunha Neto. Luanda: Edições Mulemba, 2014.

FREUD, Sigmund. “Sobre o narcisismo: uma introdução”. In: Obrascompletas psicológicas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1987. Vol.14.

HALE, Thomas A. Griotsand Griotes: Masters ofwordsandmusic. Bloomington: Indiana University Press, 2007.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11 ed. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2006

KOUYATÉ, Hassane. “Por que contar histórias? O que contar? Como contar?” – Boca do Céu,2012, 13, 14, 15 de setembro de 2012.

KOUYATÉ, Sotigui. Entrevista concedida ao Encontro de Palhaços Anjos do Picadeiro 5. Rio de Janeiro: 2006

KOUYATÉ, Toumani. “Djéliya- a arte prática da transmissão na tradição oral mandingue”. Paço do Baobá, 2013, 19 e 20 de outubro 2013.

KOUYATÉ, Toumani. “Conto, instrumento de educação, de formação e de transmissão Tema: o conto - o contador de história - a escolha de seus contos - o repertório - os instrumentos do narrador” - Paço do Baobá, de 20 a 24 de janeiro de 2014.

NIANE, Dijabrir T. “O Mali e a segunda expansão Manden”. In: ______. (Ed). História Geral da África, IV: África do século XII ao XVI. 2.ed. rev. Brasília: UNESCO, 2010. p. 133-192.

______.Sundjata ou A Epopéia Mandinga. Trad. Oswaldo Biato. São Paulo: Ática, 1982.

SILVA, Francizete Correia Amaro; CAMPELO, Maria Paula Silvestre; OLIVEIRA, Sidney Medeiros. “As leis de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e o Educador do Século XXI” In RevistaMultidisciplinar e de Psicologia,v. 8, n. 22 (2014), pp.23-32 .

SANTOS, Toni Edson. “Negros pingos nos “is”: djeli na África ocidental; griô como transcriação; e oralidade como um possível pilar da cena negra” In:Urdimento, v.1, n.24, p157-173, julho 2015

SOMÉ, Sobonfu. O Espírito da Intimidade: ensinamentos ancestrais africanos sobre maneiras de se relacionar. Tradução . São Paulo: Odysseus, 2007.

Downloads

Publicado

21-11-2019