CONFIANÇA, CONSENSO, DEMOCRACIA

Autores

  • Antonio Francisco Lopes Dias Universidade Estadual do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v10i3.49215

Palavras-chave:

Confiança, Consenso, Democracia

Resumo

Este artigo aborda, de modo ensaístico, a relação geral confiança/consenso/democracia. Para desenvolver essa temática, assumimos a tese de que, em sentido ontológico, a confiança é o fundamento genético da democracia. Isto considerado, elegemos as seguintes questões-guias para a investigação: o que é a democracia? Como ocorre a constituição da democracia possível no mundo da vida concreta dos homens que vivem sob as regras do Capital? À primeira indagação, respondemos que: a democracia é o poder de governar exercido diretamente pelo povo; eis a “verdadeira democracia”. À outra pergunta, respondemos que: em sentido ontológico, a confiança é o elemento metafísico geneticamente fundante do consenso necessário à formação das práticas democráticas. A conversão da confiança em consenso é tarefa da atividade política. A ação política transforma a confiança comungada pela maioria dos indivíduos, e que portanto se configura como vontade geral, em consenso. O produto desse consenso é materializado na forma de ideias/estratégias/valores/práticas/projetos etc., que regerão o viver dos indivíduos em sociedade. Contudo, no mundo da vida Material-dialética dos homens, mundo capitalista, a democracia acontece quando a vida sociopolítica é moldada pelo consenso, que foi construído e é dirigido pela lógica e poder do Capital. Por essa razão, o consenso espelha (representa) os interesses dos que são poucos, mas que possuem o poder econômico; e os que efetivamente governam não realizam os interesses do povo. Eis a democracia pseuda: a democracia representativa. Considerando essas ideias, é correto concluir que a democracia só será mais bem compreendida quando for assumida como processo dialético originado da confiança que foi convertida em consenso. O desafio que compete às ciências é o de se abrir para acolher a validade do conhecimento metafísico para compreender a democracia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DIAS, Antonio. Emancipação e democracia em Marx. Dissertação de Mestrado em Filosofia, ICA, PPGF da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 171f, 2009.

MARX, Karl. As lutas de classes em França de 1848 a 1850. In: MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Obras escolhidas: em três tomos. Tradução: Álvaro Pina e Fernando Silvestre. Lisboa: Edições Avante: Moscou: Edições Progresso, v. 1.

MARX, Karl. Crítica da Filosofia do Direito de Hegel. Tradução Rubens Enderle e Leonardo de Deus. 2 ed. rev. São Paulo: Boitempo, 2010.

MARX, Karl. Lutas de classes na Alemanha. Tradução Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2010.

MARX, Karl. O 18 de Brumário de Louis Bonaparte. Tradução Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2011.

MARX, Karl. Crítica ao Programa de Gotha. Tradução Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2012.

PLATÃO. A República. Tradução Maria Helena da Rocha Pereira. 9. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do contrato social. Tradução Lourdes Santos Machado. 2 ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Os Pensadores).

Downloads

Publicado

27-11-2019