A PRÁXIS E A COMPREENSÃO DA PRÁXIS:
SOBRE AS TESES AD FEUERBACH
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v10i4.49720Palavras-chave:
Materialismo, Idealismo, Filosofia crítica, Práxis socialResumo
Trata-se de situar histórica e filosoficamente o significado da práxis em Karl Marx a partir da análise de suas Teses sobre Feuerbach. Pretende-se mostrar que a práxis não pode ser reduzida à aplicação da teoria e, muito menos, a um momento da relação teoria e prática. Antes, a própria compreensão da práxis é constitutiva dela mesma na medida em que é aí que se evidencia um dos aspectos mais importantes de um processo revolucionário: perceber e agir a partir do pressuposto de que a realidade histórica é processo em devir e, por isso mesmo, passível de ser influenciada por indivíduos que se articulam intencional e solidariamente para superar todas as formas de opressão e dominação. Visualiza-se, assim, uma concepção de práxis que não ceda nem ao materialismo vulgar nem ao idealismo ingênuo. Práxis concebida enquanto tarefa solidária de um movimento social emancipatório. [Resumo do tradutor].
Downloads
Referências
MARX, K. Teses sobre Feuerbach. In: MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. Trad. Marcelo Backes. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007, p. 27-29.
______. Manuscritos econômico-filosóficos. Trad. Jesus Ranieri. 3. impr. São Paulo: Boitempo, 2008.
______. O 18 Brumário de Louis Bonaparte. Trad. Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2011a.
MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. Trad. e notas Marcelo Backes. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007a.
______; ______. A sagrada família. Ou a crítica da Crítica crítica contra Bruno Bauer e consortes. Trad. e notas Marcelo Backes. São Paulo: Boitempo, 2011.
SCHMIED-KOWARZIK, W. Das dialektische Verhältniss von Theorie und Praxis in der Pädagogik. Kassel: Kassel University Press, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).