O ENSINO DE FILOSOFIA:

AINDA EXISTE ESPAÇO PARA A ATIVIDADE FILOSÓFICA?

Autores

  • Jorge Henrique Lima Moreira Universidade Estadual do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v10i5.49927

Palavras-chave:

Filosofia, Ensino de filosofia, Educação básica

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar dois problemas fundamentais para o ensino de filosofia no Brasil. O primeiro é externo à filosofia, pois diz respeito ao cenário político brasileiro. Neste se tem a aprovação da BNCC como um desafio para a oferta da filosofia. Outro desafio são as políticas educacionais defendidas desde o governo de Dilma Rousseff. O segundo é interno, pois diz respeito ao próprio modo de ensinar filosofia, em como são apresentados os conteúdos filosóficos aos estudantes da educação básica. Pretende-se delinear ações necessárias para o enfrentamento dessas questões, que envolvem o enfrentamento de ideologias do grupo que governa o país e uma ação de avaliação da oferta do ensino de filosofia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Henrique Lima Moreira, Universidade Estadual do Piauí

Professor de Filosofia na UESPI-Parnaíba, Doutorando em Filosofia (UFC).

Referências

APEOC. Apeoc participa de audiência pública sobre ensino de filosofia e sociologia na educação básica e ensino superior. [2019]. Disponível em: <https://apeoc.org.br/apeoc-participa-de-audiencia-publica-sobre-ensino-de-filosofia-e-sociologia-na-educacao-basica-e-ensino-superior/> Acesso em: 07 dez. 2019.

AUSTIN, John L. How to do things with words. Oxford: Clarendon Press, 1962.

BAKHTIN, Mikhail (Volochinov). Marxismo e Filosofia da Linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara F. Vieira. 10ª ed. São Paulo: Hucitec, 2002.

CARTA CAPITAL. “Os trabalhadores querem menos direito e mais trabalho”. [2019]. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/politica/os-trabalhadores-querem-menos-direitos-e-mais-trabalho-diz-bolsonaro/> Acesso em: 28 nov. 2019.

DEWEY, J. A Escola e a Sociedade. Lisboa: Relógio D'Água Editores, 2002.

______. Reconstrução em filosofia. São Paulo: Ícone, 2017.

G1. Bolsonaro diz que MEC estuda ‘descentralizar’ investimento em cursos de filosofia e sociologia. [2019]. Disponível em: <https://g1.globo.com/educacao/noticia/2019/04/26/bolsonaro-diz-que-mec-estuda-descentralizar-investimento-em-cursos-de-filosofia-e-sociologia.ghtml> Acesso em 23 nov. 2019.

MURCHO, Desidério. Renovar o ensino de filosofia. Portugal: Gradiva, 2003.

ONU. Unesco diz que filosofia é fundamental para sociedades livres e plurais. [S.I.] [2016]. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/unesco-diz-que-filosofia-e-fundamental-para-sociedades-livres-e-plurais/> Acesso em: 23 nov. 2019.

Downloads

Publicado

24-12-2019

Edição

Seção

Dossiê especial – EM DEFESA DA FILOSOFIA