O ASPECTO DESESTRUTURANTE DA PANDEMIA NA RECONFIGURAÇÃO DOS ESPAÇOS:
DO INDIVIDUAL AO COLETIVO
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v11i5.53306Palavras-chave:
Pandemia, Reconfiguração de espaços, Conceitos biopolíticosResumo
Trata-se de um ensaio que apresenta o espaço público e o espaço privado a partir da reconfiguração imposta pela pandemia. Considera-se que a tecnologia da informação foi inevitavelmente intensificada a fim de enfrentar a pandemia e permitir a continuidade da vida sem maiores prejuízos para o cotidiano. Se antes as sociotecnologias se pautavam na mobilidade física e na tecnologia da informação para as atividades do cotidiano, as restrições de uso do espaço público tornaram a tecnologia da informação o principal meio de enfrentamento seguro contra o avanço do vírus SARS-CoV-2. Com isso a delimitação entre o espaço público e o espaço privado é posta em questão, o que permite também a problematização da relação entre o individual e o coletivo com base em conceitos biopolíticos, os quais são redimensionados pelo novo contexto que se impõe.
Downloads
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Confiança e medo na cidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.
______. Tempos líquidos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. Ltda., 2007.
CASTELLS, Manuel. O digital é o novo normal. Fronteiras do Pensamento. 26 mai. 2020. Disponível em https://www.fronteiras.com/artigos/o-digital-e-o-novo-normal. Acesso em 09 jun. 2020.
ESPOSITO, Roberto. Bios: Biopolítica e Filosofia. Lisboa: Edições 70, Lda., 2010.
______. Ímmunitas. Protección y negación de la vida. 1ª. ed. Buenos Aires: Amorrortu, 2009.
FLUSSER, Vilém. Comunicologia: reflexões sobre o futuro: as conferências de
Bochum. Martins Fontes: São Paulo, 2014.
FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
______. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Ed. Almedina, 2020.
SHELLER, Mimi; URRY, John. Mobile Transformations of ‘Public’ and ‘Private’ Life.
In: Theory Culture & Society. 2003, vol. 20, 3, p. 107-125. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/249726026_Mobile_Transformations_of_Public'_and_Private'_Life.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).