DIVERSIDADE DE GÊNERO EM DEBATE:

UMA PROPOSTA DE ENFRENTAMENTO DE PRECONCEITOS EM AULAS DE FILOSOFIA

Autores

  • Marcelo Martins Barreira UFES
  • Ramando Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v11i3.53934

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia, Debate, Gênero, Racionalidade Comunicativa, Habermas

Resumo

O artigo apresenta um procedimento de “debate comunicativo” para o enfrentamento argumentativo de preconceitos sobre a diversidade de gênero por estudantes do Ensino Médio no ensino-aprendizagem de Filosofia. Para esse processo, eles se apropriaram do emaranhado conceitual da “racionalidade comunicativa” habermasiana para a validação dos atos de fala. Conceitos como compreensão, verdade, sinceridade/correção, além de entendimento mútuo e patriotismo constitucional, nortearam as aulas de Filosofia e visavam, por meio de debates, despertar nos estudantes o valor da construção coletiva de competências comunicativas, apontando-as para interseções dialogais. O objetivo central dessa atividade foi mostrar como o entendimento mútuo entre colegas de sala é um fator de superação da atual contingência sociocultural, marcada por preconceitos e discriminações em relação à população LGBTQI+ na sociedade e, principalmente, no mundo da escola.

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Publicado

08-10-2020

Edição

Seção

ENSINO DE FILOSOFIA E QUESTÕES DE GÊNERO (2020)