PRAZER EM ARISTÓTELES E MILL
SIMILARIDADES ENTRE ÉTICA DAS VIRTUDES E UTILITARISMO
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v12i1.57355Palavras-chave:
Aristóteles, Mill, PrazerResumo
O artigo apresenta uma análise comparativa entre as teorias do prazer na ética das virtudes e no utilitarismo com ênfase em Aristóteles e Mill. Inicialmente, investiga-se a controvérsia interpretativa suscitada pelas duas teorias sobre o prazer apresentadas por Aristóteles na Ética Nicomaqueia: i) o prazer como atividade e ii) o prazer como algo que acompanha ou completa uma atividade. A partir disso, analisa-se a noção de prazer em Mill no intuito de discriminar os pontos convergentes e divergentes acerca do prazer entre uma teoria das virtudes e uma teoria utilitarista. Conclui-se que as teorias parecem mais convergirem que divergirem pois, em ambas: i) o prazer não pode ser buscado independente das atividades; ii) há uma hierarquia dos prazeres importando a qualidade e não apenas a quantidade de prazer produzido; iii) o tipo de prazer considerado superior é o mesmo, assim como o tipo de prazer considerado inferior e iv) há pessoas que são tomadas como critério responsável por corretamente aquilatar os prazeres.
Downloads
Referências
ARISTÓTELES. Metafísica. Ensaio introdutório, texto grego com tradução e comentário de Giovanni Reale; tradução de Marcelo Perini. Vol. II. 5a. Edição. São Paulo: Edições Loyola, 2015.
ARISTOTLE. Nicomachean Ethics. Translated by T. Irwin. Cambridge: Harvard University Press, 1999.
ARISTÓTELES. Tópicos. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2007.
CRISP, R. (Routledge Philosophy Guidebook to) Mill on Utilitarianism. New York: Routledge, 1997.
IRWIN, T. Glossary and Notes. In: ARISTÓTELES. Nicomachean Ethics. Tradução de T. Irwin. Cambridge: Harvard University Press, 1999.
MILL, J. S. A Liberdade; Utilitarismo. Tradução de Eunice Ostrensky. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
NUSSBAUM, M. Mill entre Aristóteles e Benthan. Fundamento – Revista de Pesquisa em Filosofia, n. 4, jan–jun, 2012.
OWEN, G. E. L. Prazeres aristotélicos. In: ZINGANO, Marco (Org.). Sobre a Ética Nicomaqueia de Aristóteles. São Paulo: Odysseus Editora, 2010, pp. 84-102.
PAKALUK, M. Aristotle's Nicomachean Ethics: An introduction. Cambridge: Cambridge University Press, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Jaqueline Stefani, Wallace da Silva Carvalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).