CONTUDO, NO INFERNO!

Autores

  • Fernando Fontoura UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v13i1.59434

Palavras-chave:

Lúcifer, Sistema, Hierarquia social, Agamben, Institucionalização

Resumo

A sistematização e institucionalização da vida prática social através de controles é efetivada por profissionais ou burocratas do sistema. Qual o papel desses burocratas e profissionais e a qual sistema acima deles que eles respondem? E qual é o efeito que esse sistema e esses atravessadores infringem em nossa liberdade individual e social? Esse é um assunto que Michel Foucault e, contemporaneamente, Giorgio Agamben exploram em suas pesquisas e livros. Trataremos aqui dessa questão sob a inspiração de um excerto de Giorgio Agamben em seu livro O Reino e a Glória e daremos um direcionamento ao mesmo tempo metafórico, com a hierarquia angelical e com a queda de Lúcifer ao inferno, mas também fático mostrando alternativas reais a esse sistema. O objetivo com isso é mostrar como escapar do sistema atual através de um “novo mundo” onde possibilidades de realizar e viver diferente nossas liberdades podem ser efetivadas. Para isso, não faremos previsões ou alternativas ficcionais ou utópicas, mas realistas e que já estão em atividade em algumas pequenas áreas do pensamento e das ações sociais no mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O Reino e a Glória: uma genealogia teológica da economia e do governo. Trad. Selvino J. Assmann, São Paulo: Boitempo, 2011.

AQUINO, Santo Tomás. Suma Teológica. Trad. Alexandre Correia, in http://alexandriacatolica.blogspot.com/2017/04/suma-teologica-traducao-de-alexandre.html.

DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. Trad. eBooksBrasil.com, www.geocities.com/projetoperiferia, 2003.

FOUCAULT, Michel. Nascimento da Biopolítica: curso dado no Collège de France (1978-1979). Trad. Eduardo Brandão; revisão tradução Cláudia Berliner, São Paulo: Martins Fontes, 2008.

ILLICH, Ivan. O Direito ao Desemprego Criador: a decadência da idade profissional. Trad. Joaquim Campelo Marques, Andaluzia: Editorial Alhambra, 1978.

ILLICH, Ivan. Sociedade sem Escolas. Trad. Lúcia Mathilde Endlich Orth, Petrópolis: Vozes, 1985.

PARIJS, Philippe Van; VANDERBORGHT, Yannick. Basic Income: a radical proposal for a free society and a sane economy. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 2017.

SKIDELSKY, Robert; SKIDELSKY, Edward. Quanto é Suficiente? O amor pelo dinheiro e a defesa da boa vida. Trad. Vera Caputo, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.

Downloads

Publicado

21-06-2022

Edição

Seção

Artigos