Esta é uma versão desatualizada publicada em 23-09-2022. Leia a versão mais recente.

A GÊSENE PSICOPATOLÓGICA DA RELIGIÃO EM FEUERBACH E FREUD:

APROXIMAÇÕES ENTRE FILOSOFIA E PSICANÁLISE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v13i2.61834

Palavras-chave:

Religião, Patologia psíquica, Alienação, Filosofia, Psicanálise

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo apresentar a explicação psicológica da religião segundo Ludwig Feuerbach (1804 – 1872) e Sigmund Freud (1856 – 1939) através do conceito de objetivação da consciência em Feuerbach e do conceito de projeção tratado por Freud. Também destacamos a influência do pensamento de Feuerbach na interpretação freudiana sobre a religião, visto a aproximação teórica dos pensadores na compreensão do aspecto psicopatológico religioso. Feuerbach procura demonstrar em A Essência do Cristianismo (1841) e Preleções sobre a Essência da Religião (1851) que a religião tem seu fundamento na objetivação de uma consciência natural invertida da realidade factual para uma realidade fantasiosa, como a ideia do deus imaterial, a qual tem consequências negativas para a convivência humana. Freud, especialmente em sua obra O futuro de uma ilusão (1929/30) e Mal-estar na cultura (1927) nos apresenta semelhante perspectiva, a saber, de que na religião o homem projeta a própria consciência numa “consciência externa”, no entanto, destituída de realidade, ou seja, uma ilusão que tem como meta outra realidade, uma “realidade” imaterial. Assim, para ambos os pensadores, a religião é caracterizada como uma patologia psíquica visto a existência da crença em algo inumano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARCANJO, R. F. N. Sentimento de dependência, medo e egoísmo nas Preleções sobre A essência da Religião de Ludwig Feuerbach. Revista Eros, Sobral, v. 2. Pp. 19-37, jan./dez, 2020. Disponível em: https://helius.uvanet.br/index.php/eros/article/view/131

BERTOLDO, F. C. Freud e sua relação com a religião. Anais Asset. Editora PUCRS, 2016. Disponível em: https://editora.pucrs.br › anais › assets › 9.pdf

DE PAULA, Márcio Gimenes. O futuro de uma ilusão: algumas reflexões entre Feuerbach e Freud. Revista AdVerbum. 2 (2) Jul a Dez de 2007: pp. 161-171. Disponível em: http://www.psicanaliseefilosofia.com.br/adverbum/Vol2_2/feuerbach%20freud.pdf

FEUERBACH, L. A essência do cristianismo / Ludwig Feuerbach; tradução e notas de José da Silva Brandão. – 3. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

FEUERBACH, L. Preleções sobre a Essência da Religião / Ludwig Feuerbach; tradução de José da Silva Brandão. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

FREUD, S. O mal-estar na cultura / Sigmund Freud; Tradução de Renato Zwick; Revisão técnica e prefácio de Márcio Seligmann-Silva; Ensaio bibliográfico de Paulo Endo Sousa. – Porto Alegre, RS: L&MP, 2010.

FREUD, S. O futuro de uma ilusão / Sigmund Freud; Tradução de Renato Zwick; Revisão técnica e prefácio de Renata Cromberg; Ensaio bibliográfico de Paulo Endo Sousa. – Porto Alegre, RS: L&MP, 2014.

GAY, P. Freud: uma vida para o nosso tempo / Peter Gay; Tradução de Denise Bottmann; Consultoria editorial Luiz Meyer. – 2ª Ed. – São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

GOMES, M. R. A teologia como antropologia e a religião como ilusão: dimensões acerca do fenômeno religioso em Ludwig Feuerbach e Sigmund Freud. Caderno Intersaberes. V. 9, n. 19 – 2020. Disponível em: https://www.cadernosuninter.com/index.php/intersaberes/article/view/1148

KIRK, G. S e RAVEN, J. E. Os Filósofos Pré-socráticos. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1982.

LOPES, R. W. Antropologia e Moral em Ludwig Feuerbach: sobre felicidade e liberdade / Rafael Werner Lopes / Porto Alegre, RS - Editora Fi, 2014.

SERRÃO, A. V. Ser e agir para uma articulação entre antropologia e ética em Ludwig Feuerbach. Revista Dialectus. Ano 2. n.6 Janeiro – Agosto 2015. P. 47-59. Disponível em: http://www.revistadialectus.ufc.br/index.php/ForaDoAr/article/view/209

SERRÃO, A. A humanidade da Razão: Ludwig Feuerbach e o projeto de uma antropologia integral / Adriana Veríssimo Serrão / Fundação Calouste Gulbekian fundação para ciência e tecnologia, Braga – PT, 1998.

SERRÃO, A. A Essência da religião em geral: uma análise da introdução a Das Wesen des Cristentums de Ludwig Feuerbach. Ensaios Filosóficos. Volume X – Dezembro, 2014.

VELIQ, F. Objetivação e Projeção: a crença religiosa a partir de Feuerbach e Freud. Revista Tecer - Belo Horizonte – vol. 10, nº 18, maio de 2017. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-izabela/index.php/tec/article/view/1315

WARTOFSKY, M. W. Feuerbach. Cambridge University Press, 2011.

ZILLES, U. Filosofia da Religião / Urbano Zilles. – São Paulo: Paulus, 1991.

Downloads

Publicado

23-09-2022

Versões

Edição

Seção

Artigos