O MARXISMO E A REVOLUÇÃO ANTICOLONIAL
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v13i2.61844Palavras-chave:
marxismoResumo
Publicada em 2018 pela editora Boitempo, o livro do filósofo marxista italiano Domenico Losurdo, trás em pouco mais de duas centenas de páginas, uma profusão de informações históricas e de reflexões teóricas caras e imprescindíveis ao conhecimento do pensamento marxista ocidental urdido ao longo do século XX. Trata-se de uma obra de tranquila leitura, a despeito da audácia de que é investido o seu conteúdo. Ao longo de seis capítulos, Losurdo cumpre aquilo a que se propôs: apresenta como se deu o surgimento do marxismo ocidental, seu declínio (morte) e aponta quais os caminhos a serem trilhados em vistas de seu renascimento.
Downloads
Referências
JABBOUR, E; GABRIELE, A. China: o socialismo do século XXI. São Paulo: Boitempo, 2021.
JABBOUR, Elias. China: socialismo e desenvolvimento – sete décadas depois. São Paulo: Anita Garibaldi; Fundação Maurício Grabois, 2019.
LOSURDO, Domenico. O marxismo ocidental: como nasceu, como morreu, como pode renascer. Tradução: Ana Maria Chiarini e Diego Silveira Coelho Ferreira. 1 ed. São Paulo: Boitempo, 2018. 230 p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Glauber Lopes Xavier
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).