PERFORMATIVIDADES PRETAS NA FILOSOFIA DA ARTE IORUBÁ:
CONEXÕES ENTRE GÈLÈDÉ, FESTIVAL OLOJÓ E MANIFESTAÇÕES CULTURAIS AFROBRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v13i1.63177Palavras-chave:
Festival Gèlèdè, Festival Olojó, Conexões Estéticas, Manifestações afro ameríndias, Filosofia AfricanaResumo
Esta pesquisa foi desenvolvida para pensar as conexões estéticas entre a Iorubalândia e o Brasil a partir dos espetáculos Gèlèdé, o Festival Olojó na África e as manifestações culturais afro ameríndias, dando enfoque às questões que envolvem as materialidades, relações com eventos naturais, históricos e sociais, associados a um pensamento peculiar sobre as concepções do sagrado, elencados como fundantes dos processos constitutivos de tais eventos, os quais refletem experiências e cosmo percepções que formulam as subjetividades de um povo descendente de África, verificadas nas atividade das comunidades de onde são originários, bem como seus aprendizes. Associados à mística rebelde e brincante de Exu, as manifestações diaspóricas remetem a novas possibilidades de ordenação de uma realidade ora marcada pelos processos coloniais. Estes, figurados pela via do riso, promovem na suas comicidades, a possibilidade de modos de viver, através de uma percepção crítica da realidade, tornando-se elemento primevo de uma estética devocional e propositiva de novos e reformulados olhares sobre a vida.
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