SOBRE A COMPLEXA RELAÇÃO CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO

Autores

  • César Fernando Meurer Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v14i1.65001

Palavras-chave:

Ontologia, Modernidade, Linguagem, Educação, Conhecimento

Resumo

O artigo tematiza as estruturas mais gerais do conhecimento, que Marques (1992) chamou ‘paradigmas’. Explicitamos, inicialmente, que um paradigma do conhecimento porta, em grandes linhas, uma concepção de educação e de práxis educativa, e que estas podem ser traduzidas em processos de ensino e de aprendizagem. Na continuidade, abordamos [i] o antigo paradigma essencialista do Ser, no qual a educação se realiza como transmissão de verdades imutáveis; [ii] o moderno paradigma da Reflexão, que confia na capacidade da razão individual e no controle técnico-instrumental da natureza; e [iii] o paradigma contemporâneo da Linguagem, que pergunta pelas condições de possibilidade de sentenças intersubjetivamente válidas a respeito do mundo e entende a educação como uma conversação que constitui homens e produz mundos. Ao modo de conclusão, distinguimos dois sentidos do termo ‘conhecimento’ e mostramos como essa distinção contribui para compreender melhor a complexa relação conhecimento & educação.

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Publicado

30-04-2023

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Artigos