SOBRE A COMPLEXA RELAÇÃO CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v14i1.65001Palavras-chave:
Ontologia, Modernidade, Linguagem, Educação, ConhecimentoResumo
O artigo tematiza as estruturas mais gerais do conhecimento, que Marques (1992) chamou ‘paradigmas’. Explicitamos, inicialmente, que um paradigma do conhecimento porta, em grandes linhas, uma concepção de educação e de práxis educativa, e que estas podem ser traduzidas em processos de ensino e de aprendizagem. Na continuidade, abordamos [i] o antigo paradigma essencialista do Ser, no qual a educação se realiza como transmissão de verdades imutáveis; [ii] o moderno paradigma da Reflexão, que confia na capacidade da razão individual e no controle técnico-instrumental da natureza; e [iii] o paradigma contemporâneo da Linguagem, que pergunta pelas condições de possibilidade de sentenças intersubjetivamente válidas a respeito do mundo e entende a educação como uma conversação que constitui homens e produz mundos. Ao modo de conclusão, distinguimos dois sentidos do termo ‘conhecimento’ e mostramos como essa distinção contribui para compreender melhor a complexa relação conhecimento & educação.
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