A NOVA ONTOLOGIA DE NICOLAI HARTMANN, O TELEOLOGISMO E A SEDE DE SENTIDO
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v14i1.65357Palavras-chave:
Hartmann, ontologia, sentido, teleologia, teleologismoResumo
Apresentaremos críticas de Nicolai Hartmann (1882-1950) ao teleologismo, ou seja, à tendência de a se aplicar princípios teleológicos na investigação de esferas além do seu uso na ética: a investigação da natureza, da história e da própria realidade. Essa investigação será baseada na “nova ontologia” do filósofo e em suas considerações sobre os níveis de realidade (inorgânico, orgânico, anímico e espiritual), sendo o teleologismo uma transposição de atividades espirituais (planejamento e propósito) aos estratos do orgânico e do inorgânico. O teleologismo, no que diz respeito à sua motivação, surge do desejo humano de sentido e ordem no mundo físico e no curso da história. Além dos motivos do teleologismo, investigaremos um tipo de argumento teleológico: o argumento físico-teológico, que estabelece o ser humano como finalidade da criação do mundo e/ou do curso da história. Após a crítica a esse argumento, indicaremos como o filósofo apresenta alternativas à busca de sentido.
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