O ÚLTIMO PARADIGMA?
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v14i4.65587Palavras-chave:
paradigma, negacionismo científico, capitalismoResumo
O ciclo kuhniano é subvertido no início do século XXI com a emergência de velhos paradigmas já superados, como o do terraplanismo, e de negacionismos referentes à eficácia das vacinas e às evidências climáticas alarmantes e comprovadas através do método científico. Paradoxalmente, a própria tenociência da informação potencializa o impacto dos ataques que sofre ao viabilizar a disseminação customizada de informações falsas. Um novo paradigma, caracterizado pela subversão da própria ciência, apresenta-se, então, como o último deles, não pela superação epistemológica da tese de Kuhn, mas principalmente porque o que está em jogo é a preservação dos recursos naturais em flagrante contradição com a manutenção do capitalismo, ao qual interessa desautorizar a ciência a descrever a realidade para eliminar a resistência ao seu avanço através do negacionismo científico e de suas afinidades com o neoliberalismo e com o fascismo. O fim da ciência e a catástrofe ambiental estariam determinados não fosse ainda possível dar ouvidos aos povos originários, ouvir, como escreveu Viveiros de Castro, o “recado da mata”.
Downloads
Referências
BERGSON, H. A evolução criadora. Lisboa: Edições 70, 2001.
KOYRÉ, A. Études newtoniennes. Paris: Gallimard, 1968.
KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
LIMULJA, H. O Desejo dos Outros. Uma etnografia dos sonhos yanomami. Ubu: São Paulo, 2022.
PEREIRA, D. N. A. Tantos sóis, tantos mundos, tantas hipóteses: a história das teorias de formação do sistema solar e os progressos da ciência. 2020. Tese (Doutorado). Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, 2020.
PRIGOGINE, I.; STENGERS, I. A Nova Aliança. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1984.
SANTOS, L. G. 30 de Outubro 2022 – A 25ª Hora. n-1 edições. Disponível em: https://www.n-1edicoes.org/30-de-outubro-de-2022-a-25a-hora Acesso em: 03 jan. 2022.
SANTOS, L. G. A solução final do capitalismo. Disponível em: https://www.laymert.com.br/a-solucao-final-capitalista/ Acesso em 03 jan. 2022.
SIMONDON, G. Du mode d’existence des objets techniques. Paris: Aubier, 2008.
SIMONDON, G. Sur la Technique. Paris: PUF, 2013.
VIVEIROS DE CASTRO, E. O recado da Mata. In: KOPENAWA, D.; ALBERT, B. A queda do céu. São Paulo: Cia. Das Letras, 2015. p.11-42.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Marcio Barreto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).