RELAÇÕES INTERSUBJETIVAS E ÉTICA DA ALTERIDADE EM EMMANUEL LÉVINAS
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v14i1.65607Palavras-chave:
Relações intersubjetivas, Ética da alteridade, Emmanuel LévinasResumo
O filósofo da alteridade, como é conhecido Emmanuel Lévinas (1906-1995), propõe realizar a passagem do dever abstrato às relações intersubjetivas que se efetivam temporalmente de forma concreta, uma objetividade de Outrem que, paradoxalmente, não se objetiva; ao contrário, extravasa-se infinitamente. Pensar a ética da alteridade em Lévinas corresponde discutir a descoberta e o reconhecimento do outro no horizonte ético; nesta perspectiva, o artigo tem como objetivo indicar relações intersubjetivas que contemplem a ética da alteridade presentes na filosofia levinasiana. A opção metodológica, enquanto pesquisa qualitativa, consiste em fazer uma revisão narrativa de literatura (método bibliográfico) nas obras do autor (Totalidade e Infinito – 1980; Humanismo do outro homem – 1993; Entre Nós: ensaios sobre a alteridade – 2010; Quatro leituras talmúdicas - 2017) e de seus comentadores, atentando para um modelo de pensamento diverso da racionalidade ocidental. A título de conclusão, é possível dizer o humano para além do ser, instaurando-o como lócus de inteligibilidade e sentido, por meio de relações intersubjetivas de natureza ética, cuja alteridade evoca responsabilidade e cuidado para com o ‘absolutamente outro’.
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