REFLEXÃO SOBRE A NOÇÃO DE INDIVIDUALIDADE EM MAX HORKHEIMER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v14i2.66565

Palavras-chave:

Crise civilizatória, Esclarecimento, Indivíduo, Razão instrumental, Max Horkheimer

Resumo

Este ensaio busca refletir sobre a cultura esvaziada, que subjaz ao conceito de individualidade contemporânea, analisando-a no movimento histórico que a torna ajustamento social ou formação instrumental para a manutenção da sociedade industrial desenvolvida. A análise tem como base o capítulo “Ascensão e declínio do indivíduo”, da obra Eclipse da razão, de Max Horkheimer. Nele, o processo civilizatório ocidental é pensado pelo frankfurtiano como forma de expor os limites da racionalidade que arquitetou o projeto do esclarecimento e que deu origem à crise civilizatória do século XX. Sua análise se fundamenta no projeto da Teoria Crítica, desenvolvida pelo Instituto para Pesquisa Social, pelo qual o pensador elabora a sua crítica à cultura ocidental. O presente texto aborda o conceito de indivíduo para registrar o percurso cultural de constituição da identidade esclarecida do eu, pela racionalidade iluminista, bem como a contradição registrada na própria racionalidade burguesa que subsidia a ideia positiva de progresso e executa o plano técnico-científico que embrutece e desumaniza a sociedade. Portanto, a crítica de Horkheimer não se resume aos fatos políticos que estremeceram o planeta, mas à amplitude do processo civilizatório que regulou as ações humanas no mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Mateus Bido, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Doutor em educação pelo Programa de Doutorado da Universidade Estadual de Maringá, sob a orientação da Profª. Dra. Maria Terezinha Bellanda Galuch. É mestre em Filosofia pela UNIOESTE, Campus Toledo-PR, na linha de pesquisa Ética e Filosofia Política, sob a orientação do professor Dr. Rosalvo Schutz. Possui graduação em FILOSOFIA - LICENCIATURA PLENA - pela FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS ARNALDO BUZATO (1993) - Facitol - Toledo-PR.

Maria Terezinha Bellanda Galuch, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (1988), especialização em metodologia do ensino pela Universidade Estadual de Maringá (1994), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (1996), doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Realizou estágio de Pós-doutorado no Instituto de Psicologia da USP (2013). Atualmente é professora Associada da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, educação, ensino fundamental, ensino e aprendizagem, Teoria Crítica da Sociedade.

Haira Lima Ribas, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2021). Especialista em Educação a Distância e Novas Tecnologias Educacionais pela Unicesumar (2018) e em Gestão de Pessoas e Projetos Sociais pela Universidade Federal de Itajubá (2013). Graduada em Pedagogia pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2007) e em Comunicação Social - com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Santo Amaro (2001). Experiência profissional como Pedagoga no IFPR (2017- atual). Experiência em docência, coordenação pedagógica e direção de ensino; Tutoria e projetos na educação à distância; Educação social.

Referências

AGOSTINHO, Santo. Confissões. Tradução do latim Lorenzo Mammì. São Paulo: Penguin Classics, Companhia das Letras, 2017.

AGOSTINHO, Santo. O Livre Arbítrio, Tradução: Nair de Assis Oliveira. São Paulo: Paulus, 1995. Disponível em: http://www2.uefs.br/filosofia-bv/pdfs/agostinho_03.pdf. Acesso em: 25 out. 2021.

AGOSTINHO, Santo. Sobre a potencialidade da alma, Tradução de Aloysio Jansen de Faria. Petrópolis: Vozes, 1997. Disponível em: https://docero.com.br/doc/80cc85. Acesso em: 25 out. 2021.

AQUINO, Tomás. O ente e a essência. S. Paulo: Nova Cultural, 2000a.

AQUINO, Tomás. Suma contra os gentios. S. Paulo: Nova Cultural, 2000b.

AQUINO, Tomás. Suma teológica. Vol. I. S. Paulo: Loyola, 2003.

ARISTÓTELES. Categorias. 2. ed. Tradução de Edson Bini. Edipro, 2020.

ARISTÓTELES. Metafísica. Tradução de Marcelo Perine. São Paulo: Loyola, 2001.

ARISTÓTELES. Política. Trad. Antônio Campelo Amaral e Carlos Gomes. Belo Horizonte: Vega, 1998.

GARRARD-BURNETT, Virginia. A vida abundante: a teologia da prosperidade na América-Latina. História: Questões & Debates. n. 55. Curitiba: Editora UFPR, 2011, p. 177-194.

HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor W. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

JANUÁRIO, Adriano. Educação e resistência em Theodor W. Adorno. São Paulo: Loyola, 2020. p. 27.

PLATÃO. A defesa de Sócrates. São Paulo: Nova Cultural, 2000 (Coleção Os Pensadores).

PLATÃO. A república. Tradução Leonel Vallandro. 4. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2018.

HORKHEIMER, Max. Ascensão e declínio do indivíduo In: HORKHEIMER, Max. Eclipse da Razão. São Paulo: Centauro, 2000. p. 131-162.

SÊNECA. Da tranquilidade da alma. Porto Alegre, RS: L&PM, 2009.

TUCÍDIDES. História da Guerra do Peloponeso. Trad. do grego de Mário da Gama Kury. 4. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2001.

WEBER, Max. Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. 11. ed. São Paulo: Pioneira, 1996.

Downloads

Publicado

31-08-2023

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)