ENGAJANDO O PROFESSOR-POVO:
UM DIÁLOGO SOBRE PRÁTICA DOCENTE ENTRE NIDELCOFF E HOOKS
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v14i5.67174Palavras-chave:
Professor-povo, Pedagogia Engajada, Prática docenteResumo
O artigo se propõe a apresentar algumas considerações acerca de como a prática docente é compreendida a partir das propostas de Maria Teresa Nidelcoff e bell hooks, analisando de modo específico os conceitos de professor-povo e o de pedagogia engajada, tendo como foco estabelecer uma relação entre essas concepções. No desenvolvimento deste texto, apresentamos (1) quais são as problematizações e posturas didáticas nas quais se apoia Nidelcoff para o desenvolvimento de sua proposta de escola, (2) as configurações do conceito de Pedagogia Engajada na obra de hooks e (3) como é possível estabelecer uma relação de ressignificação de um conceito para o outro. Por fim, identificamos que existem complexos pontos de convergência entre os dois conceitos que estabelecem o modo como a contextualização de práticas de ensino e posturas docentes é o caminho para a transformação do espaço escolar.
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Referências
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