A RELAÇÃO ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE NA TEORIA CRÍTICA DE THEODOR ADORNO À LUZ DE SIGMUND FREUD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v14i2.67245

Palavras-chave:

Adorno, Freud, Sociedade, Indivíduo, Teoria crítica

Resumo

O propósito deste artigo é elucidar alguns elementos do legado de Sigmund Freud que incidem sobre a relação indivíduo e sociedade no pensamento de Theodor Adorno, a partir da apropriação da psicologia social de Freud disposta na teoria crítica de Adorno. Para tanto, será apresentado o diálogo de Adorno com os revisionistas neofreudianos nas décadas de 1920 e 1930 para se compreender os méritos e equívocos desses teóricos no que concerne à recepção da psicanálise de Freud no contexto da teoria crítica de Adorno; em seguida, será demonstrada a assertividade de Freud na explicação da constituição individual e das instituições sociais produtoras formadoras da subjetividade por meio do recurso à interpretação freudiana do parricídio perpetrado pela horda primeva; para que, por fim, se possa apresentar os pontos de convergência e divergência entre o pensamento social de Freud e a teoria crítica de Adorno, sobretudo no que concerne à relação indivíduo e sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, T. Dialética Negativa. Trad. Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.

ADORNO, T. Die Aktualität der Philosophie. In: Philosophische Früschriften. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 2003.

ADORNO, T. Ensaios sobre psicologia social e psicanálise. Trad. Verlaine Freitas. São Paulo: Editora Unesp, 2015.

ADORNO, T. Indústria cultural. Trad. Vinícius Marques Pastorelli. São Paulo: Editora Unesp, 2020.

ADORNO, T. Introdução à Sociologia. Trad. Wolfgang Leo Maar. São Paulo: Editora Unesp, 2008.

ADORNO, T. Theodor W. Adorno: Textos escolhidos. Trad. Luiz João Baraúna. São Paulo: Nova Cultural, 2000.

ADORNO, T. & HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento. Trad. Guido Antônio de Almeida. Rio de janeiro: Ática, 2006.

COHN, Gabriel. Apresentação à edição brasileira: A sociologia como ciência impura. In.: Introdução à Sociologia. Trad. Wolfgang Leo Maar. São Paulo: Editora Unesp, 2008. (Coleção Adorno).

FREUD, Sigmund (1939 [1934-38]). Moisés e o monoteísmo. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud, vol. XXIII. Rio de Janeiro: Imago,1996.

FREUD, Sigmund. (1930 [1929]). O mal-estar na civilização. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud, vol. XXI. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

FREUD, Sigmund (1921). Psicologia de grupo e análise do ego. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud, vol. XXVIII. Rio de Janeiro: Imago,1996.

FREUD, Sigmund (1913 [1912-13]). Totem e tabu. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud, vol. XIII. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

DUNKER, Cristian. Apresentação à edição brasileira. In: ADORNO, T. Ensaios sobre psicologia social e psicanálise. Trad. Verlaine Freitas. São Paulo: Editora Unesp, 2015. (Coleção Adorno).

JAY, Martin. A Imaginação Dialética: História da Escola de Frankfurt e do Instituto de Pesquisas Sociais, 1923-1950. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008.

ROSE, Gillian. The Melancholy Science: An introduction to the thought of Theodor Adorno. London: Verso, 2014.

ROUANET, Sérgio Paulo. Teoria crítica e psicanálise. 5 ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2001.

SAFATLE, Vladimir. Dar corpo ao impossível: O sentido da dialética a partir de Theodor Adorno. Belo Horizonte: Autêntica: 2019.

Downloads

Publicado

31-08-2023