THOMAS KUHN:
CIÊNCIA, HISTÓRIA E COMUNIDADE CIENTÍFICA
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v14i4.67757Palavras-chave:
Kuhn, ciência, paradigma, comunidade científica, históriaResumo
O presente dossiê, dedicado à filosofia de Thomas Kuhn, foi idealizado a partir da realização do "Colóquio Thomas Kuhn: ciência, história e comunidade científica”, promovido em parceria pelos Programas de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Piauí (PPGFIL/UFPI) e Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (ICHSA/Unicamp), realizado na Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp, em Limeira (SP), dias 29 e 30 de setembro de 2022. Este número especial é parte das comemorações do aniversário de 100 anos do nascimento do filósofo americano, que marcou a filosofia, a história da ciência e diversas áreas do conhecimento com o conceito de “paradigma” e a tese da incomensurabilidade.
Downloads
Referências
KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Editora Perspectiva, 2000.
KUHN, Thomas S. A tensão essencial: estudos selecionados sobre tradição e mudança científica. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gustavo Silvano Batista, Eduardo Marandola Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).