THOMAS KUHN:

CIÊNCIA, HISTÓRIA E COMUNIDADE CIENTÍFICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v14i4.67757

Palavras-chave:

Kuhn, ciência, paradigma, comunidade científica, história

Resumo

O presente dossiê, dedicado à filosofia de Thomas Kuhn, foi idealizado a partir da realização do "Colóquio Thomas Kuhn: ciência, história e comunidade científica”, promovido em parceria pelos Programas de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Piauí (PPGFIL/UFPI) e Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (ICHSA/Unicamp), realizado na Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp, em Limeira (SP), dias 29 e 30 de setembro de 2022. Este número especial é parte das comemorações do aniversário de 100 anos do nascimento do filósofo americano, que marcou a filosofia, a história da ciência e diversas áreas do conhecimento com o conceito de “paradigma” e a tese da incomensurabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Silvano Batista, Universidade Federal do Piauí

Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004), Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007), Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2014), com estágio de pesquisa - doutorado-sanduíche - no Departamento de Arte e Estudos Culturais da Universidade de Copenhague - Dinamarca (2012-2013), com o apoio da CAPES/MEC. É Professor Adjunto IV do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Desde 2013, atua como professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Filosofia e desde 2019 no Programa de Pós-Graduação em Comunicação.

Referências

KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Editora Perspectiva, 2000.

KUHN, Thomas S. A tensão essencial: estudos selecionados sobre tradição e mudança científica. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

Downloads

Publicado

10-11-2023