OS ESTADOS E REGIMES DE GOVERNO EM MAQUIAVEL, HOBBES E WEBER:
UMA ANÁLISE TEÓRICA
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v15i1.69222Palavras-chave:
Nicolau Maquiavel, Thomas Hobbes, Max Weber, Estado, Regime de governoResumo
O presente artigo tem com objetivo de apresentar as concepções teóricas de Nicolau Maquiavel, Thomas Hobbes e Max Weber quanto a temas vinculados à natureza do poder político, o papel do povo na política, a melhor forma de governo, dentre outros, com foco aos assuntos relacionados à criação e manutenção do Estado e às formas de regimes de governo. A escolha pelos três citados se dá pela relevância das discussões levantadas e contribuições científicas propiciadas, além disso, os autores viveram e presenciaram transições de séculos e, também, são de nacionalidades diferentes, gerando, portanto, um parâmetro diferente entre eles, seja ele histórico ou sociopolítico. Foi feita uma revisão e análise de textos científicos retirados de livros e trabalhos como artigos publicados em periódicos nos últimos cinco anos nas plataformas de pesquisa disponíveis por meios eletrônicos de acesso. Por fim, procurou-se estabelecer os paralelos e distinções entre os três acerca dos assuntos tratados.
Downloads
Referências
DA SILVA BARRETO JÚNIOR, W.; CADEMARTORI, S. U. D. Os Contratualistas a a formação do Estado Moderno. Revista Vertentes do Direito, v. 8, n. 2, p. 221–240, 25 nov. 2021.
LINS DAMASCENO, L.; REZENDE VARGAS, A.; RIBEIRO GUIMARÃES MENDES, D. O programa nacional de formação de professores (parfor) no contexto da racionalidade do estado moderno: diálogos entre as teorias de Max Weber e de Bresser-Pereira. Revista Exitus, v. 12, p. e022014, jan., 2022.
MALISKA, M. A. Max Weber e o Estado Racional Moderno. Revista Eletrônica do CEJUR, v. 1, n. 1, dez., 2006.
MAQUIAVEL, N. O Príncipe. Trad. M. J. Goldwasser. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
QUARESMA, S. J. L. Estado e dominação nos pressupostos de Marx, Weber e Durkheim, [2009].
QUINTANA, F. A Ética do Príncipe e do Cidadão. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2011.
RAMOS, G. A sociologia de Max Weber. Revista do Serviço Público, v. 57, n. 2, p. 267–282, fev., 2014.
SILVEIRA, D. S. Hobbes e Locke: Estado de natureza e Estado Civil. Revista O Manguezal. v. 1, n. 1, 2017.
WEBER, M. Os Tipos de Dominação. In: WEBER, Max. Economia e sociedade. Volume 1. Brasília: Editora da UnB, 1991, p. 139-167.
WEBER, M. Economia e sociedade: fundamentos de sociologia compreensiva. Brasília: Unb, 1999, v. 2.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Renato Campos Oliveira, João Alfredo Costa de Campos Melo Júnior, Marilene de Souza Campos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).