OS ESTADOS E REGIMES DE GOVERNO EM MAQUIAVEL, HOBBES E WEBER:

UMA ANÁLISE TEÓRICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v15i1.69222

Palavras-chave:

Nicolau Maquiavel, Thomas Hobbes, Max Weber, Estado, Regime de governo

Resumo

O presente artigo tem com objetivo de apresentar as concepções teóricas de Nicolau Maquiavel, Thomas Hobbes e Max Weber quanto a temas vinculados à natureza do poder político, o papel do povo na política, a melhor forma de governo, dentre outros, com foco aos assuntos relacionados à criação e manutenção do Estado e às formas de regimes de governo. A escolha pelos três citados se dá pela relevância das discussões levantadas e contribuições científicas propiciadas, além disso, os autores viveram e presenciaram transições de séculos e, também, são de nacionalidades diferentes, gerando, portanto, um parâmetro diferente entre eles, seja ele histórico ou sociopolítico. Foi feita uma revisão e análise de textos científicos retirados de livros e trabalhos como artigos publicados em periódicos nos últimos cinco anos nas plataformas de pesquisa disponíveis por meios eletrônicos de acesso. Por fim, procurou-se estabelecer os paralelos e distinções entre os três  acerca dos assuntos tratados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DA SILVA BARRETO JÚNIOR, W.; CADEMARTORI, S. U. D. Os Contratualistas a a formação do Estado Moderno. Revista Vertentes do Direito, v. 8, n. 2, p. 221–240, 25 nov. 2021.

LINS DAMASCENO, L.; REZENDE VARGAS, A.; RIBEIRO GUIMARÃES MENDES, D. O programa nacional de formação de professores (parfor) no contexto da racionalidade do estado moderno: diálogos entre as teorias de Max Weber e de Bresser-Pereira. Revista Exitus, v. 12, p. e022014, jan., 2022.

MALISKA, M. A. Max Weber e o Estado Racional Moderno. Revista Eletrônica do CEJUR, v. 1, n. 1, dez., 2006.

MAQUIAVEL, N. O Príncipe. Trad. M. J. Goldwasser. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

QUARESMA, S. J. L. Estado e dominação nos pressupostos de Marx, Weber e Durkheim, [2009].

QUINTANA, F. A Ética do Príncipe e do Cidadão. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2011.

RAMOS, G. A sociologia de Max Weber. Revista do Serviço Público, v. 57, n. 2, p. 267–282, fev., 2014.

SILVEIRA, D. S. Hobbes e Locke: Estado de natureza e Estado Civil. Revista O Manguezal. v. 1, n. 1, 2017.

WEBER, M. Os Tipos de Dominação. In: WEBER, Max. Economia e sociedade. Volume 1. Brasília: Editora da UnB, 1991, p. 139-167.

WEBER, M. Economia e sociedade: fundamentos de sociologia compreensiva. Brasília: Unb, 1999, v. 2.

Downloads

Publicado

30-06-2024

Edição

Seção

Artigos