DIDÁTICA DA FILOSOFIA NO BRASIL:
HISTÓRIA E PERSPECTIVAS EM FOCO
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v15i1.70219Palavras-chave:
Ensino de Filosofia, Didática da Filosofia, Licenciatura em Filosofia, Orientações FormativasResumo
As ideias que compõem o presente artigo foram apresentadas, por sua autora, no VII Encontro do GT ANPOF - Filosofar e Ensinar a Filosofar, realizado no mês de agosto de 2023, na Universidade Federal de Santa Maria, na mesa temática Ensino de Filosofia e Didática da Filosofia: aproximações e distanciamentos. Dela também fizeram parte a professora Laura Agratti, da Universidade de Mar del Plata, Argentina, e o professor Geraldo Balduíno Horn, da Universidade Federal do Paraná, (por vídeo conferência). Assim, este artigo analisa a didática da filosofia como saber e como disciplina e dá destaque para algumas condições que permitiram a emergência de certas relações entre Filosofia e Ensino, bem como entre Filosofia e Didática (Geral e da Filosofia), em momentos específicos da história educacional brasileira. Os estudos da professora Laura Agratti (2008a; 2008b), dedicados a identificar e a problematizar as mudanças ocorridas nos modos de conceber a formação de professores de filosofia na Argentina, a partir do século XX, foram fonte de inspiração para as ideias aqui apresentadas. Portanto, como um resultado, ainda parcial de nossa investigação, no presente artigo são apresentadas e problematizadas, na seção final, as três orientações que sustentaram e vem sustentando a formação de professores e professoras de filosofia para o ensino médio, no Brasil. São elas: orientação didatista, orientação filosófico-didática e orientação de fundamento, também denominada – filosofia do ensino de filosofia.
Downloads
Referências
AGRATTI. Laura. Apuntes para pensar un giro copernicano en el enseñar a enseñar filosofia. In: GRAU, Olga; BONZY, P. (Org.). Grafias filosóficas. Problemas actuales. Universidad del Chile: UNESCO, 2008a.
AGRATTI. Laura. A orientação de fundamento: uma perspectiva problematizadora para a formação de professores de filosofia. In: KUIAVA, Evaldo Antônio; SANGALLI, Idalgo José; CARBONARA, Vanderlei (Org.). Filosofia, formação docente e cidadania. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2008b.
CANDAU, Vera Maria (Org.). A didática em questão. 24. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
CERLETTI, Alejandro. Ensino da filosofia e filosofia do ensino filosófico. In: GALLO, Silvio; CORNELLI. Gabriele; DANELON, Márcio (Org.). Filosofia do ensino de filosofia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
DELIZOICOV, Demétrio. Conhecimento, tensões e transições. 1991. 214 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1991.
FAVARETTO, Celso. A filosofia e seu ensino: entrevista com Celso Favaretto (com Marcelo Carvalho). In: CARVALHO, Marcelo; CORNELLI, Gabriele (Org.). Ensinar Filosofia. Vol. 2. Cuiabá: Central do Texto, 2013.
FÁVERO, Maria de Lourdes (Coord.). Faculdade Nacional de Filosofia: caminhos e descaminhos. Rio de Janeiro: Editora UFRJ/INEP, 1989. V. 4.
GALAZZI, Laura. ¿Es posible una didáctica de la filosofía inmanente? In: PULIDO CORTÉS, Óscar; ESPINEL BERNAL, Óscar Orlando; GÓMEZ MENDOZA, Miguel Ángel (Org.). Filosofía y ensenãnza: miradas em Iberoamérica.Tunja: Editorial UPTC, 2018. 362 p.
GALLO, Sílvio. Metodologia do ensino de filosofia: uma didática para o ensino médio. Campinas, SP: Papirus, 2012.
GALLO, Sílvio; CORNELLI, Gabriele; DANELON, Márcio (Org.). Filosofia do Ensino de Filosofia. Petrópolis: Vozes, 2003.
GARCIA, Maria Manuela Alves. O campo da didática no ensino superior: um enfoque sócio-histórico. Educação e Realidade, v. 20, n. 1, p. 73-91, jan./-jun. 1995.
GELAMO, Rodrigo Pelloso. O ensino da filosofia no limiar da contemporaneidade: o que faz um filósofo quando seu ofício é ser professor de filosofia? São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.
OBIOLS, Guillermo. Uma introdução ao ensino da filosofia. Tradução de Silvio Gallo. Ijuí: Editora da Unijuí, 2002.
RIBAS, Maria Alice et all. (Org.). Filosofia e ensino: filosofia na escola. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2005.
RODRIGO, Lídia Maria. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.
TOMAZETTI, Elisete Medianeira. Produção discursiva sobre ensino e aprendizagem filosófica. Educar em Revista, Curitiba, n. 46, out./dez. 2012.
VELASCO, Patrícia Del Nero. O estatuto epistemológico do Ensino de Filosofia: uma discussão da área a partir de seus autores e autoras. In: Pro-Posições, Campinas, SP, v. 33, e20200018, 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Elisete Tomazetti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).