O QUE MOTIVA PROFESSORAS E PROFESSORES AO ENSINO DE FILOSOFIA?
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v15i1.70224Palavras-chave:
Ensino de Filosofia, Formação Docente, Motivação, Decolonialidade], FilosofiaResumo
O objetivo deste trabalho é analisar os fatores de motivação e os fatores de desmotivação do trabalho docente em ensino de filosofia. Consideramos este um tema de crucial importância para ser abordado na formação docente, porque o trabalho na Educação Básica sofre inúmeros ataques de autoridades governamentais e, também, de discursos que desincentivam discentes que tem interesse em atuar no ensino de filosofia, mas são impactados, tanto pela realidade da desvalorização, quanto pelos discursos negativos sobre a carreira docente. Para desenvolver este trabalho, utilizaremos como referências, teorias da psicodinâmica do trabalho, a serem aplicadas ao caso do trabalho docente e, em especial, ao ensino de filosofia. Demonstramos que alguns fatores motivacionais ligados à prática docente de filosofia seriam: metodologias, conteúdos, fundamentos decoloniais e feministas, em especial, o feminismo negro. Para tanto, utilizaremos reflexões filosóficas e pedagógicas sobre teorias e práticas decoloniais.
Downloads
Referências
ARCHER, E. O Mito da Motivação. In: BERGAMINI, C. W.; CODA, R. (Org.). Psicodinâmica da Vida Organizacional. São Paulo: Atlas, 1997.
CARDOSO, Camila. R.; CARRIJO, Fabiana. R.; OLIVEIRA, Manoel M. Memórias: trajetos, afetos e saberes. Curitiba: CRV, 2023.
CARNEIRO, Sueli. Dispositivo de racialidade: a construção do outro como não ser como fundamento do ser. São Paulo: Zahar, 2023.
DEJOURS, Cristophe. Psicodinâmica do trabalho. Tradução de Ideli Domingues. São Paulo: Atlas, 1994.
DIAS, Cristiane Correia. Por uma pedagogia Hip-Hop: o uso da linguagem do corpo e do movimento para a construção da identidade negra e periférica. 198 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação / Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, 2018.
FLEMING, N. D. Teaching and learning styles: VARK strategies. Christchurch, New Zealand: N. D. Fleming, 2001.
GOLDSCHMIDT, V. A Religião de Platão. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1963.
HARPER, Babbete; CECCON, Claudius; OLIVEIRA, Miguel D.; OLIVEIRA, ROSISKA, D. Cuidado, Escola!
RODRIGUES JÚNIOR, Luiz Rufino. Exu e a pedagogia das encruzilhadas. 231 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jose Benedito de Almeida Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).