ENSINO DE FILOSOFIA E RELAÇÃO PEDAGÓGICA:

QUANDO O OFÍCIO DE PROFESSOR/A É PRODUZIR UM ENCONTRO PEDAGÓGICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v15i1.70231

Palavras-chave:

Artesania, Autoridade Docente, Ensino de Filosofia, Relação Pedagógica

Resumo

Este texto é derivado da apresentação realizada no evento “VII Encontro Nacional do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar: pensar o campo, filosofar o ensino” da ANPOF. Neste artigo, vamos delinear aspectos que investigam as interlocuções entre a relação professor/a-aluno/a e o ensino de Filosofia. O objetivo central deste artigo é compreender o que é e como se dá a relação pedagógica a aula de filosofia no ensino médio, para essa investigação vamos discorrer sobre alguns conceitos bases, a saber: o contexto educacional que não favorece as condições para o encontro pedagógico; a proposição de que a autoridade do/a professor/a se assenta em produzir (artesania) a relação pedagógica para inserir os/as estudantes na Obra da humanidade. Ademais, abordamos a proposição que a artesania da relação pedagógica no ensino de filosofia, deriva da conservação e criação com a matéria filosófica. Por último, concluímos que a relação pedagógica no ensino de filosofia depende da ação do/a professor/a-filósofo/a, em orientar-se tanto como sujeito que estabelece relações consigo, com o mundo e com o Outro, quanto a compreensão de que a sua atividade de ensino, na oficina da sala de aula, produz filosofia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARENDT, Hannah. A condição humana. Tradução de Roberto Raposo. 10. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. Tradução de Mauro Barbosa. 6. ed. São Paulo: Perspectiva, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. SENADO FEDERAL. Secretaria legislativa do senado Federal. Medida Provisória n° 746 de 2016. Brasília, 2016.

CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia como problema filosófico. Tradução de Ingrid Muller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Editora Paz e terra, 2002 (Coleção Leitura).

JOHANSON, Izilda. Filosofia, filósofo, professor de filosofia. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade, p. 55-62, 2013.

KOHAN, Walter Omar. O mestre inventor: relatos de um viajante educador. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

KOHAN, Walter Omar. Infância, estrangeiridade e ignorância: ensaios de filosofia e educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2007.

OLIARI, Gilberto. Ofício de professor/a: artesania da relação pedagógica escolar. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, 2021.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria Estadual de Educação. Referencial Curricular Gaúcho. Disponível em: https://curriculo.educacao.rs.gov.br. Acesso em: 10 fev. 2024.

RODRIGO, Lidia Maria. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.

SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

Downloads

Publicado

30-06-2024

Edição

Seção

PRÁTICAS FILOSÓFICAS DE ENSINAR E APRENDER FILOSOFIA