INFÂNCIAS, CRIANÇAS E FILOSOFIA:
POSSIBILIDADES DE EXPERIÊNCIA DE PENSAMENTO FILOSÓFICO
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v15i1.70237Palavras-chave:
Experiência, Filosofia com Crianças, Filosofia para Crianças, InfânciasResumo
O presente texto provém de uma comunicação realizada no evento “VII Encontro Nacional do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar: pensar o campo, filosofar o ensino” da ANPOF, ocorrido em 2023, em Santa Maria, RS. A escrita aborda elementos de nossa pesquisa de Mestrado em Educação, ainda em desenvolvimento, e versa sobre algumas interlocuções entre filosofia, infâncias e educação, três potências que, articuladas, legitimam a participação das crianças como produtoras de filosofia. Devido a amplitude da pesquisa, o recorte aqui realizado colocou em evidência o questionamento acerca de possibilidades de experiência de pensamento na prática escolar de filosofia com crianças. A partir de pesquisa bibliográfica os conceitos de criança e infância foram apresentados descritivamente, com o intuito de elaborar alguns argumentos acerca de indícios de experiência de pensamento no exercício filosófico com as crianças na escola. As conclusões, parciais, obtidas mostram que a experiência de pensamento na prática de filosofia com crianças ocorre no encontro com elementos que impulsionam o pensar infantil. A partir do estudo salienta-se a importância de pensar maneiras de fortalecer a defesa da filosofia e a sua relação com as crianças e as infâncias.
Downloads
Referências
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. Trad. de Mauro W. Barbosa, 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 2016.
ARROYO, Miguel. A infância interroga a pedagogia. In: SARMENTO, Manuel; GOUVEA, Maria Cristina Soares (Org.). Estudos da Infância: Educação e Práticas Sociais. Petrópolis: Vozes, 2009, p. 119-140.
CIRINO, Maria Reilta Dantas. Filosofia com Crianças: cenas de Experiências em Caicó (RN), Rio de Janeiro (RJ) e La Plata (Argentina). Rio de Janeiro: NEFI, 2016.
DUHART, Olga Grau. De tábulas rasas a sujeitos encarnados. In: KOHAN, Walter Omar (Org.). Lugares da infância: filosofia. Rio de Janeiro: D&A, 2004.
DUHART, Olga Grau. Filosofía, educación e infancia. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação (RESAFE), n. 11, p. 3-13, 2011.
KANT, Immanuel. Sobre a Pedagogia. Trad. de Francisco Cock Fontanella. Piracicaba: Editora Unimep, 1996.
KOHAN, Walter Omar. Ensino de filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
KOHAN, Walter Omar. Filosofia para Crianças. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
KOHAN, Walter Omar. Infância, estrangeiridade e ignorância: ensaios de filosofia e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
KOHAN, Walter Omar. Lugares da infância: Filosofia. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2004.
LÓPEZ, Maximiliano Valerio. Acontecimento e experiência no trabalho filosófico com crianças. Rio de Janeiro: Ed. Autêntica, 2008.
MARQUES, Luciana Pacheco; OLIVEIRA, Cristiane E. A.; SANTOS, Núbia Schaper. Da necessidade de interrogar o pensamento: gestos sobre a infância no tempo escolar. Childhood & philosophy, v. 14, n. 30, p. 341-362, 2018.
MEDEIROS, Daniela Gomes; SANTOS, Bruna C. L. Siqueira. A infância: de que infância está se falando. In: SILVA, Carolina Fontana da; SCHUTZ, Litiéli Wollmann (Org.). Infâncias e Juventudes em diferentes contextos. São Paulo: Pimenta Cultural, 2019, v. 1, p. 27-42.
NIEHUES, Mariane Rocha; COSTA, Marli De Oliveira. Concepções de infância ao longo da história. Revista Técnico-Científica do IFSC, p. 284-289, 2012.
PINHEIRO, Maria do Carmo Morales. A constituição do conceito de infância e algumas questões relativas ao corpo: da idade média à modernidade. Revista Poíesis Pedagógica, v. 1, n. 1, p. 48-62, 2003.
SANTOS, Juliara Dias dos; MOLINA, Adão Aparecido. Infância e história: a criança na modernidade e na contemporaneidade. Travessias, v. 13, n. 1, p. 189-204, 2019.
SCHÉRER, René. Infantis: Charles Fourier e a infância para além das crianças. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Vitória Albert Sauzem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).