AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E O ENSINO DE FILOSOFIA:
POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v15i1.70244Palavras-chave:
Competências socioemocionais, Ensino de Filosofia, Escola NovaResumo
Neste artigo busco situar as competências socioemocionais, tais como estas são mencionadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em meio à duas perspectivas antagônicas que as tematizam no debate contemporâneo: a perspectiva crítica proveniente do materialismo histórico dialético e a concepção favorável à tais competências cujas origens remontam à Escola Nova. Estabeleço este contraste com o intuito de compreender se as competências socioemocionais são unicamente um mecanismo de coerção e consenso frente às transformações no mundo do trabalho, como indica a concepção crítica, ou se estas podem possibilitar não apenas um ganho de linguagem no que diz respeito à dimensão dos afetos, mas também o desenvolvimento de disposições afetivas pró-sociais, tão necessárias à defesa e ao cuidado de um mundo compartilhado.. A filosofia, por sua vez, foi compreendida ainda na antiguidade como um pensamento capaz de alterar o modo de ser e de agir do indivíduo que com ele faz contato. Cabe problematizar, portanto, os modos pelos quais esta disciplina pode se relacionar com as competências socioemocionais desde uma perspectiva crítica, alinhada ao propósito de contribuir para a formação de sujeitos atitudinalmente capazes de ir além do interesse próprio em prol da preservação e sustentação do bem comum.
Downloads
Referências
ACCYOLI, Inny. As Competências Socioemocionais na formação da juventude: mecanismo de coerção e consenso frente às transformações no mundo do trabalho e ao conflitos sociais no Brasil. Rio de Janeiro: Vértices, 2021.
ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos do estado. Rio de Janeiro: Edições Geral, 1985.
AZEVEDO, F. et al. Manifesto dos pioneiros da Educação Nova (1932) e dos educadores (1959). Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. v. 122.
BANCO INTERNACIONAL PARA RECONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO/BANCO MUNDIAL. Emprego e Crescimento: A agenda da produtividade. Washington, DC, 2018.
BANCO MUNDIAL. Relatório de Capital Humano Brasileiro: investindo nas pessoas. Washington, DC: 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CASEL atualiza sua concepção de aprendizagem socioemocional. Vila Educação, 2021. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/referencia-site-abnt/ Acesso em: 03 jun. 2024.
DAMÁSIO, Antonio. O Erro de Descartes. São Paulo: Editora Econômica, 2012.
DESENVOLVENDO competências socioemocionais: entenda seu papel essencial na educação. Instituto Ayrton Senna. Disponível em: https://institutoayrtonsenna.org.br/competencias-socioemocionais/. Acesso em: 03 jun. 2024.
DUNKER, Christian; SAFATLE, Vladimir. Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico. São Paulo: Autêntica, 2021.
FRASER, Nancy. Capitalismo em debate: uma conversa na teoria crítica. São Paulo: Editora Boitempo, 2020.
GARCEZ, Marina. Um mundo común. Barcelona: Edicion Bellaterra, 2013.
GOLEMAN, Daniel. Inteligência Emocional. São Paulo: Editora Objetiva, 2014.
HADOT, Pierre. Exercícios espirituais e filosofia Antiga. São Paulo: É Realizações, 2014.
HAN, Byung-Chul. A Sociedade do Cansaço. Petrópolis: Editora Vozes, 2015.
LAVAL, Christian; DARDOT, Pierre. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.
MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública. São Paulo: Autêntica, 2013.
MENA, Fernanda. Oito em cada dez jovens tiveram problemas recentes de saúde mental. Folha de São Paulo. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrio/2022/10/8-a-cada-10-jovens-tiveram-problemas-recentes-de-saude-mental-aponta-datafolha.shtml. Acesso em: 03 abr. 2024.
OECD. Social and Emotional Skills: Well-being connectedness and success. Directorate for Education and Skills. Paris: OECD Publishing, 2018.
OMS destaca necessidade urgente de transformar saúde mental e atenção. Organização Pan-Americana em Saúde. Disponível em: https://www.paho.org/pt/noticias/17-6-2022-oms-destaca-necessidade-urgente-transformar-saude-mental-e-atencao. Acesso em: 03 jun. 2024.
SAFATLE, Vladimir. O circuito de afetos: corpos políticos, desampara e o fim do indivíduo. São Paulo: Autêntica, 2016.
WEIL, Pierre; LELOUP, Yves. Normose: a patologia da normalidade. Petrópolis: Editora Vozes, 2014
ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Métodos para ensinar competências. Porto Alegre: Penso, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Emiliano Kelm Duet Chagas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).